sábado, 11 de junho de 2016

COM MEDO DE NOVO RACHA, JOÃO PAULO NEGA DISPUTAR PRÉVIAS

Sérgio Figueirêdo/Ag. Grão/Divulgação: Os candidatos a prefeito e vice pelo PT, Humberto Costa e João Paulo em caminhada em Brasilia Teimosa.
O PT do Recife enfrenta novamente a possibilidade de realizar uma prévia para definir quem será o candidato do partido para disputar a prefeitura da capital pernambucana. A divisão acontece entre o grupo que defende a postulação do ex-prefeito João Paulo e o do dirigente Zé de Oliveira. Pelas redes sociais, João Paulo disse estar disposto a participar do pleito municipal, mas que não possui interesse em disputar uma prévia interna.
A razão para João Paulo recusar participar de prévias ainda é uma ferida recente para o PT. Em 2012, o diretório nacional interviu na disputa interna do diretório recifense e anulou o resultado da prévia, determinando a candidatura de Humberto Costa como cabeça de chapa e João Paulo como vice. O PT acabou perdendo as eleições para o PSB, o que agravou a cisão entre as várias correntes da legenda, o que acabou por enfraquecer o partido.
Atualmente, o PT pernambucano encontra-se dividido. Antes de optar por candidatura própria, o diretório estadual defende a candidatura de João Paulo, o diretório recifense tende a apoiar o deputado e líder da oposição na Assembleia, Silvio Costa Filho (PRB). O apoio à candidatura seria uma espécie de reconhecimento da defesa do mandato da presidente eleita Dilma Rousseff feita pelo deputado federal Silvio Costa (PTdoB), pai do parlamentar. Recentemente, em função desta situação, Silvio Costa e senador petista Humberto Costa trocaram farpas durante um programa de rádio local.
Coincidência ou não, o PT nacional baixou uma resolução onde determina que candidaturas em cidades com mais de 100 mil eleitores deverão ser discutidas com a Executiva Nacional, o que coloca o Recife em uma situação bastante próxima da vivida em 2012. Do 247.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Alô Surubim!
Em breve, publicaremos o seu comentário.