quarta-feira, 23 de março de 2016

ONU: DEMOCRACIA ESTÁ AMEAÇADA NO BRASIL

:
A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da ONU (Cepal) emitiu na terça-feira (22) uma mensagem dirigida à presidente Dilma Rousseff, apoiando a plena vigência do Estado Democrático de Direito e o exercício da autoridade do Poder Executivo brasileiro.
Em declaração pública, a secretária-executiva do organismo das Nações Unidas, Alicia Bárcena, manifestou sua preocupação com as ameaças à estabilidade democrática e reconheceu os avanços sociais e políticos no Brasil na última década.
Abaixo o texto integral da declaração da alta funcionária internacional.
Mensagem de Alicia Bárcena, secretária-executiva da CEPAL, à presidente Dilma Rousseff:
“É com profunda preocupação que assisto ao desenvolvimento dos acontecimentos políticos e judiciais que convulsionaram o Brasil nas últimas semanas. Nos causa alarme ver a estabilidade de sua pátria ameaçada.
A soberania popular, frente única de legitimidade na democracia, entregou anteriormente a Lula e posteriormente a você, presidenta Rousseff, um mandato constitucional que se traduziu em governos comprometidos com a justiça e a igualdade. Nunca, na história do Brasil, tantas e tantos de seus compatriotas conseguiram evitar a fome, a pobreza e a desigualdade. Também foi significativa para nós a marca determinante com a qual suas gestões reforçaram a nova arquitetura da integração de nossa região, da UNASUL à CELAC.
Reconhecemos o esforço dos tribunais em perseguir e castigar a cultura de práticas corruptas que foram historicamente a parte mais opaca do vínculo entre os interesses privados e as instituições do Estado. Temos apoiado permanentemente essa tarefa, com a valentia e honradez que é selo de sua biografia, apoiando a criação de uma nova legislação mais exigente e de instituições persecutórias mais fortes.
É por isso que nos violenta que hoje, sem julgamentos nem provas, servindo-se de vazamentos e uma ofensiva midiática que já ditou condenação, se tente demolir sua imagem e seu legado, enquanto se multiplicam as tentativas de menosprezar a autoridade presidencial e interromper o mandato entregue nas urnas pelos cidadãos.
Os acontecimentos pelos quais o Brasil atravessa nesses dias ressoam com força para além de suas fronteiras e ilustram para o conjunto da América Latina os riscos e dificuldades aos quais nossa democracia ainda está exposta.”
Escritório de Direitos Humanos
O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) emitiu nesta terça-feira (22) uma nota a respeito da atual conjuntura política do Brasil. Confira abaixo a mensagem do porta-voz do ACNUDH, Rupert Colville:
“Estamos preocupados com o debate cada vez mais acalorado e politizado que tomou o Brasil nos últimos dias e semanas.

Apelamos ao Governo, bem como aos políticos de outros partidos, que cooperem plenamente com as autoridades judiciais em suas investigações sobre alegações de corrupção de alto nível e que evitem quaisquer ações que poderiam ser interpretadas como um meio de obstruir a justiça.
Ao mesmo tempo, solicitamos às autoridades judiciais que ajam de maneira escrupulosa, dentro dos limites do direito nacional e internacional, e que evitem tomar posições político-partidárias.
Estamos preocupados que um círculo vicioso, que ameaça desacreditar tanto o Executivo quanto o Judiciário, possa estar se desenvolvendo, provocando dessa forma danos sérios e duradouros ao Estado e às conquistas democráticas feitas nos últimos quase 30 anos, durante os quais o Brasil tem sido governado de acordo com uma Constituição que oferece sólidas garantias de direitos humanos.” 247

terça-feira, 22 de março de 2016

TEORI TIRA CASO LULA DE MORO E COBRA EXPLICAÇÕES

Pedro França/STF: CCJ – Teori Zavascki - A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sabatina o magistrado Teori Zavascki, indicado pela Presidência da República para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).


Foto:
Magistrado Teori Zavascki, in

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou na noite desta terça-feira (22) que o juiz federal Sérgio Moro envie para o STF as investigações da Operação Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, as investigações sobre Lula saem da alçada de Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal.
A determinação de Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo, não derruba decisão do ministro Gilmar Mendes, da última sexta-feira (18), que suspendeu a nomeação de Lula do cargo de ministro da Casa Civil. Mas inviabiliza outra determinação de Gilmar Mendes que, na mesma decisão, havia determinado que as investigações sobre Lula ficariam com Moro.
Na decisão, o ministro Teori Zavascki atende a um pedido do governo, que apontou irregularidade na divulgação de conversas telefônicas entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.
No mesmo despacho, Zavascki decretou novamente o sigilo sobre as interceptações. No prazo de dez dias, Moro deverá prestar informações ao STF sobre a retirada do segredo de Justiça das investigações. 247

sábado, 19 de março de 2016

UNASUL DEVE TER REUNIÃO DE EMERGÊNCIA CONTRA GOLPE

:

O presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs neste sábado (19) uma reunião de emergência da União das Nações Sul-americanas (Unasul) para defender a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.
"Devemos fazer uma reunião de emergência da Unasul no Brasil para defender a democracia brasileira, para defender a Dilma e o Lula. Esperamos que o nosso presidente da Unasul e presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, bem como todos os chefes de Estado da região se mobilizem", afirmou Morales, em um discurso na cidade de El Alto.
Na avaliação dele, está sendo gestado no Brasil "um golpe do Congresso" capitaneado por "grupos oligárquicos dos Estados Unidos" com o objetivo de evitar que Lula seja candidato nas próximas eleições presidenciais.
O chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, afirmou, nesta sexta-feira (18), em Montevidéu que "está circulando em todos os países da Unasul fazendo um chamado e uma pedido que se respeite a ordem institucional no Brasil".
O ex-presidente Lula tem recebido apoios de vários líderes internacionais em consequência do seu risco de ser preso. No começo deste mês, ex-chefes de Estado e de governo de diversos países da Europa e da América Latina destacaram, em manifesto, a importância do ex-presidente brasileiro no combate à pobreza e no aprofundamento da democracia
Nomes como Cristina Kirchner (Argentina), Fernando Lugo (Paraguai), José Mujica (Uruguai) e Juan Manuel Insulza (OEA), afirmam, no documento, o governo do ex-presidente "aprofundou a democracia, estimulando a diversidade política e cultural do país, a transparência do Estado e da vida pública".
"O Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário puderam realizar investigações de atos de corrupção eventualmente ocorridos na administração direta ou indireta do Estado", diz o texto. "Preocupa à opinião democrática, no entanto, a tentativa de alguns setores de destruir a imagem deste grande brasileiro. Lula não se considera nem está acima das leis. Mas tampouco pode ser objeto de injustificados ataques a sua integridade pessoal".

CABERÁ A CARDOZO E TEORI EVITAR UMA GUERRA CIVIL

:

Ao suspender por uma liminar a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, o ministro Gilmar Mendes, opositor declarado do atual governo, do Supremo Tribunal Federal, pode ter colocado o País à beira de uma guerra civil.
Isso porque Gilmar não só impediu a posse de Lula, como também determinou que a competência para investigar Lula na Lava Jato é do juiz Sergio Moro, e não mais do Supremo Tribunal Federal. A decisão foi tomada na noite de ontem, depois que o próprio Moro já havia remetido o caso para o ministro Teori Zavascki, que é o relator da Lava Jato no STF.
Como o Ministério Público que trabalha na Lava Jato já havia preparado um pedido de prisão de Lula, Moro poderá determinar a prisão do ex-presidente a qualquer momento – o que teria consequências imprevisíveis num país em que multidões saíram às ruas, ontem, em defesa da democracia e da legalidade. A decisão de Gilmar torna o risco de prisão de Lula ainda maior, uma vez que, na próxima semana, o STF não funcionará, em razão do feriado da Semana Santa.
Cardozo e Teori
Diante do novo quadro, a responsabilidade maior pela paz social no Brasil estará nas mãos de dois personagens: o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e o ministro Teori Zavascki, do STF.
Como Gilmar questionou um ato da presidente Dilma Rousseff, caberá a Cardozo, na AGU, entrar com mandado de segurança, com pedido de liminar, para sustar a decisão do ministro – o que será avaliado pelo ministro de plantão no Supremo.
Além disso, Teori poderá arguir que, ao remeter por meio de liminar o caso da Lava Jato para o juiz Moro, Gilmar retirou de suas mãos a competência sobre o caso. Ontem, Teori fez críticas aos juízes que atuam politicamente e se deixam levar pelas pressões dos meios de comunicação.
O Brasil vive hoje o momento mais grave de sua história desde a redemocratização e as próximas horas serão decisivas.

sexta-feira, 18 de março de 2016

CAI LIMINAR E LULA VOLTA SER CHEFE DA CASA CIVIL

José Cruz/Agência Brasi: <p>Brasília - O novo ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de posse (José Cruz/Agência Brasil)</p>
O desembargador Reis Fride, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª região, cassou nesta sexta-feira, 18, a decisão liminar da juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil.
Segundo o desembargador Reis Fride, não cabe ao Judiciário se imiscuir em considerações de caráter político, já que deve se limitar a observar a correta aplicação das leis e da Constituição.
"Não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que vivemos, que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade", ressaltou. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU).
O magistrado afirmou ainda que a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, "tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa".
Nessa quinta-feira, 17, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Cândido Ribeiro, já havia derrubado a decisão liminar da 4ª Vara do Distrito Federal que suspendeu a nomeação de Lula (leia mais). Do 247.

GOVERNADORES DO NORDESTE REPUDIAM IMPEACHMENT

:
Diante da decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de instalar a comissão especial de impeachment nesta quinta-feira 17 , os governadores do Nordeste divulgaram uma nota em que "manifestam seu repúdio a essa absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional".
O texto lembra que "a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade" e defende que as "eleições livres e periódicas" devem ser respeitadas. Os governadores ressaltam ainda que, para que ocorra um impeachment, a presidente Dilma Rousseff precisa ter cometido um crime de responsabilidade. "Isso inexiste no atual momento brasileiro", afirmam.
Abaixo, a íntegra da nota:
Nota Governadores do Nordeste
"Diante da decisão do Presidente da Câmara dos Deputados de abrir processo de impeachment contra a Exma Presidenta da República, Dilma Roussef, os Governadores do Nordeste manifestam seu repúdio a essa absurda tentativa de jogar a Nação em tumultos derivados de um indesejado retrocesso institucional. Gerações lutaram para que tivéssemos plena democracia política, com eleições livres e periódicas, que devem ser respeitadas. O processo de impeachment, por sua excepcionalidade, depende da caracterização de crime de responsabilidade tipificado na Constituição, praticado dolosamente pelo Presidente da República. Isso inexiste no atual momento brasileiro. Na verdade, a decisão de abrir o tal processo de impeachment decorreu de propósitos puramente pessoais, em claro e evidente desvio de finalidade. Diante desse panorama, os Governadores do Nordeste anunciam sua posição contrária ao impeachment nos termos apresentados, e estarão mobilizados para que a serenidade e o bom senso prevaleçam. Em vez de golpismos, o Brasil precisa de união, diálogo e de decisões capazes de retomar o crescimento econômico, com distribuição de renda."
Robinson Farias (PSD – Rio Grande do Norte)
Flavio Dino (PCdoB – Maranhão)
Ricardo Coutinho (PSB – Paraiba)
Camilo Santana (PT – Ceara)
Rui Costa (PT – Bahia)
Paulo Câmara (PSB – Pernambuco)
Wellington Dias (PT – Piaui)
Jackson Barreto (PMDB – Sergipe)
Renan Filho (PMDB – Alagoas)

Do 247.

quarta-feira, 16 de março de 2016

BOLSA SOBE FORTE COM LULA MINISTRO

:
A Bovespa fechou com o seu principal índice em alta nesta quarta-feira, após sessão volátil, marcada novamente por noticiário político intenso e com a Petrobras respondendo pela principal contribuição positiva.
O pregão paulista firmou-se no azul na parte da tarde, ajudado pela decisão do Federal Reserve de manter a taxa de juros, enquanto indicou apenas duas altas de juros neste ano ao invés das quatro previstas anteriormente.
O Ibovespa subiu 1,34 por cento, a 47.763 pontos. Na mínima, o índice de referência do mercado acionário local caiu 1,29 por cento. Na máxima, subiu 1,44 por cento.
O volume financeiro do pregão somou 8,27 bilhões de reais.
O destaque no noticiário local foi o anúncio de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a chefia da Casa Civil da presidente Dilma Rousseff, confirmando especulações da véspera, que haviam pressionado a bolsa.
DESTAQUES
- PETROBRAS fechou com as ações preferenciais em alta de 9,38 por cento, após acumular queda de 18,3 por cento nas duas sessões anteriores. Os papéis seguem sensíveis ao cenário político, mas encontraram na alta dos preços do petróleo no exterior suporte para a recuperação.
- BANCO DO BRASIL, que também vem oscilando ao sabor do noticiário de Brasília e teve uma sessão volátil, encerrou em alta de 3,37 por cento, após recuar mais de 20 por cento na véspera. No setor, ITAÚ UNIBANCO e BRADESCO caíram 2,96 e 2,22 por cento, respectivamente. O Credit Suisse reiterou recomendação "underperform" para os papéis dos três bancos.
- VALE fechou com as ações preferenciais de classe A com ganho de 8,88 por cento, favorecidas pela alta dos preços do minério de ferro na China. Papéis de siderúrgicas também tiveram uma sessão de fortes ganhos, com USIMINAS avançando 10,9 por cento, na melhor performance do Ibovespa, seguida por CSN, com alta de 10,54 por cento.
- ECORODOVIAS terminou com elevação de 5,42 por cento, com balanço do quarto trimestre da empresa de concessões de infraestrutura no radar. Em nota a clientes, a equipe da corretora Brasil Plural destacou positivamente os esforços para a redução de custos pela companhia, mas disse que o tráfego de veículos decepcionou.
- JBS fechou em alta de 4,62 por cento, antes da divulgação do balanço do quarto trimestre previsto para depois do fechamento do mercado.
Dólar cai e volta abaixo de R$ 3,75
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou em queda e abaixo de 3,75 reais nesta quarta-feira após o Federal Reserve, banco central norte-americano, projetar menos altas de juros, o que favoreceria mercados emergentes que oferecem rendimentos elevados.

A notícia veio em um dia marcado por forte volatilidade, após o anúncio de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumirá a Casa Civil e diante de notícias de que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, pode deixar o cargo. Pela manhã, o dólar chegou a subir mais de 2 por cento.
O dólar recuou 0,64 por cento, a 3,7391 reais na venda, após atingir 3,8542 reais na máxima. A moeda norte-americana acumulou alta de 4,79 por cento só nas duas sessões anteriores, sendo que havia despencado 10,30 por cento neste mês até o fim da semana passada. Do 247.

LULA PODE LEVAR MEIRELLES AO BANCO CENTRAL

:
A presidente Dilma Rousseff pode anunciar a qualquer momento a entrada do ex-presidente Lula em seu governo. Lula deve assumir a Secretaria de Governo ou a Casa Civil, com a missão de coordenar um plano para "reinjetar um ânimo nacional, com recuperação rápida do emprego".
Uma "guinada à esquerda" estaria descartada, segundo reportagem de Ribamar Oliveira, para não comprometer as diretrizes fiscais apresentadas em fevereiro pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. No entanto, ele deverá excluir a reforma da Previdência Social.
Lula prevê a destinação de mais recursos ao programa Minha Casa Minha Vida e ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também estuda a ampliação do crédito para a construção civil.
O ex-presidente pode ainda trazer Henrique Meirelles para o Banco Central, no lugar de Alexandre Tombini. Meirelles, que já comandou a instituição, chegou a ser cogitado para ocupar o ministério da Fazenda, no lugar do ex-ministro Joaquim Levy. Do 247.

terça-feira, 15 de março de 2016


Navio da França faz escala em Noronha, mas turistas não são autorizados a visitar a ilha

Navio L’Austral
O cruzeiro fez escala em Noronha (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
Nesta terça-feira (15) Fernando de Noronha recebeu o cruzeiro turístico L’Austral, da França. A bordo estavam 305 pessoas, 170 passageiros e 135 tripulantes. O cruzeiro fez escala no Recife e a ilha foi a última parada no Brasil, mas os turistas não foram autorizados circular por terra. A licença para a escala de um dia, emitida pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), só possibilitou que os visitantes realizassem passeios no mar como mergulho autônomo, passeio de barco e mergulho de reboque.
Passeio de barco
Os turistas fizeram passeio de barco (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
“Não  é uma operação que atende a ilha como um todo, eu não entendi a proibição do desembarque em Noronha dos passageiros. Isso prejudica os taxistas, a venda de suvenir do pessoal do artesanato, bares e restaurantes. Estamos num momento de crise e perder uma oportunidade dessa é muito ruim para a população. Além disso é muito frustrante para o turista que está circulando o mundo ser impedido de desembarcar, é uma pena”, reclamou o empresário Milton Luna, responsável pelas operações de receptivo dos cruzeiros.
Navio L’Austral 2

























O cruzeiro passou um dia na ilha  (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
O navio é um cinco estrelas e conta com turistas adultos ou idosos. A embarcação transporta clientes de alto poder aquisitivo que fazem ecoturismo pelo mundo. “Nós explicamos aos passageiros que este é um trabalho pioneiro do descobrimento eventual de um destino que é uma ilha preservada, Fernando de Noronha. Eles aceitaram, mas  houve uma frustração. Queremos voltar à Noronha, um lugar lindo e diferente e que se encaixa na filosofia de preservação que pregamos em nossas viagens. Eu  tenho certeza que nossos visitantes se encaixam também no que a ilha busca e precisa”, revelou o comandante L’Austral, Jean-Philippe Lemaire.

Comandante do  navio L’Austral Jean-Philippe Lemaire.

Comandante Jean-Philippe Lemaire (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)
O diretor Financeiro da Administração do Distrito, Rodrigo Valença, explicou que o governo local queria o desembarque dos visitantes . “Para os turistas a escala sem descer em terra não é interessante e para o destino Noronha também não é bom. Era importante que os visitantes circulassem na ilha, mas nós respeitamos a decisão do Instituto Chico Mendes”, falou Valença.

Porto

A chefe da Área de Proteção Ambiental do ICMBio, Lisângela Cassiano, explicou que o principal motivo para não liberar o desembarque é o problema de infraestrutura do Porto de Santo Antônio. No último mês de dezembro a área de embarque e desembarque de passageiros desmoronou com a força do mar e o píer foi interditado. Desde então  os turistas estão utilizando provisoriamente a área de desembarque de carga.

“Houve uma promessa da Administração da Ilha que seria feita a manutenção do píer do Porto de Santo Antônio, o que não aconteceu. Todos os indicativos, incluindo o excesso de turistas em Fernando de Noronha, alertam que corremos o risco de incidentes desagradáveis. Enquanto a gente não parar com Administração do Distrito e a CPRH (Companhia do Meio Ambiente) para recalcular tudo, fica complicado dar qualquer autorização. São muitos problemas no porto e ainda tem o número excessivo de visitantes em Noronha, 90 mil  pessoas em 2015”, informou Lisângela Cassiano.

Pernambuco passa a contar com voos da Azul para seis novos destinos

Ligações para Belém, Brasília, Juazeiro do Norte foram iniciadas na terça (15).
Voo até Petrolina começa quarta (16) e até Curitiba e Ilhéus no sábado (19).


jato A330 da Azul  (Foto: Divulgação/ Azul Linhas Aéreas)

Com a ampliação, Azul contará com 32 voos diários para 24 cidades (Foto: Divulgação/ Azul Linhas Aéreas)
O conjunto de destinos operados pela Azul Linhas Aéreas em Pernambuco foi ampliado nesta terça-feira (15) com a inauguração de voos diários e diretos para as cidades de Belém (PA),Brasília (DF) e Juazeiro do Norte (CE). As novidades também incluem a estreia do quarto voo da empresa saindo da capital pernambucana com destino a Fortaleza (CE) e o terceiro para Belo Horizonte (MG), assim como a segunda frequência para São Paulo (Guarulhos), sendo diárias todas essas novas operações.
O Aeroporto Internacional dos Guararapes-Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, também vai receber outros voos novos da Azul. As ligações para Petrolina, no Sertão pernambucano, começam na quarta-feira (16), enquanto as frequências semanais sem escalas com destino a Curitiba (PR) e Ilhéus (BA) têm início no sábado (19).
O calendário de estreia de voos da Azul em Pernambuco continua no dia 29 de março, com a retomada das ligações para Campina Grande (PB). Já no dia 2 de abril, são inaugurados os voos para Porto Seguro (BA) e Goiânia (GO). A frequência para São Paulo (Congonhas) deve começar a operar no final de abril, em data ainda a ser definida. No mês de maio, no dia 7,Presidente Prudente (SP) passa a receber voo da capital pernambucana.
O Recife também voltará a ter voos sem escalas da Azul para a cidade de Uberlândia (MG), a partir de 1º de julho. As operações serão aos sábados, com jatos Embraer 195, de 118 lugares e equipados com TV ao vivo. Com a ampliação, a empresa contará com 32 voos por dia para 24 cidades — atualmente são 24 voos diários para 12 destinos.
Essa expansão já havia iniciado na segunda quinzena de fevereiro deste ano, quando a Azul iniciou voos sem escalas do Recife para João Pessoa e incluiu o jato A330, de 272 assentos, em operações semanais entre São Paulo (Campinas) e capital pernambucana.

segunda-feira, 14 de março de 2016

DATAFOLHA: PERFIL ELITIZADO DOS MANIFESTANTES PRÓ-IMPEACHMENT

O Datafolha apontou dados que mostram a elitização deste público. Conforme o instituto, 77% dos manifestantes possuem Ensino Superior completo, sendo que no comparativo com a capital paulista o mesmo índice é de apenas 28%. Entre os demais manifestantes, 18% informaram ter o Ensino Médio e somente 4% disseram ter estudado até o Ensino Fundamental.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os resultados são praticamente os mesmos dos colhidos nos protestos anteriores. Quanto à renda, 50% dos entrevistados informaram receber de cinco a 20 salários mínimos mensais, sendo que na cidade de São Paulo este mesmo índice é de 23%.
governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves participaram do ato durante meia hora e chegaram a ser chamados de "ladrões", "corruptos" e outros impropérios, além de serem vaiados pelos manifestantes.

Dos manifestantes, 12% relataram ser empresários. Na população total de São Paulo, apenas 2% têm a mesma ocupação. Outro dado do Datafolha é de que 77% dos entrevistados declararam ser de cor branca e 94% disseram não integrar os movimentos responsáveis pela organização do ato.
A popularidade dos tucanos também foi questionada durante a manifestação. Conforme o instituto, 21% dos entrevistados disseram que o PSDB é seu partido preferido. No ato de 15 de março de 2015, este índice era superior, registrando 37% da preferência. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves participaram do ato durante meia hora e chegaram a ser hostilizados por parte dos manifestantes.
A cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também foi defendida, registrando apoio de 96% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram feitas entre 14h e 18h30min de domingo. 

sábado, 12 de março de 2016

COMO EM 1964, UNE É ATACADA POR FASCISTAS

:

Neste sábado, na véspera do protesto organizado pela oposição, a sede da União Nacional dos Estudantes amanheceu pichada com imagens de ódio e intolerância política.
O ataque lembra o que aconteceu em 1964, quando a sede da UNE foi incendiada, pouco antes do golpe militar (saiba mais aqui).
"Essa ação não nos intimidará, somos firmes na defesa da democracia e repudiamos qualquer tentativa que ameace nossa liberdade", disse, em nota, a presidente da UNE, Carina Vitral.
Nos últimos dias, também foram atacadas sedes de diretórios de partidos políticos, como o PT e o PC do B (saiba aqui).
Leia, abaixo, a nota de Carina Vitral:
A HISTÓRIA NÃO SE REPETIRÁ


Nessa manhã do dia 12 de março de 2016, a sede das entidades estudantis foi atacada com pichações agressivas, carregadas de ódio e intolerância.



Essa ação não nos intimidará, somos firmes na defesa da democracia e repudiamos qualquer tentativa que ameace nossa liberdade.



Carina Vitral - Presidenta da União Nacional dos Estudantes. Do 247.

MOTORISTA BÊBADO ATROPELA GRÁVIDA EM SURUBIM E FOGE SEM PRESTAR SOCORRO


Arlindo José Leite dos Santos foi detido pela polícia

Vídeo do WhatsApp mostra momento exato em que motorista embriagado atropela grávida no Trevo Rodoviário de Surubim.




Segundo informações colhidas junto à equipe de socorro, a mulher encontra-se em estado estável e, felizmente, o bebê não sofreu maiores consequências.