sexta-feira, 30 de setembro de 2016

DESTAQUE PARA ALGUMAS CANDIDATURAS, APÓS 45 DIAS DE CAMPANHA



As candidaturas polarizadas para prefeito de Surubim fizeram último ato de campanha nesta quinta (29). O candidato do PT à reeleição - Túlio Vieira - fez caminhada da Rua do Açude ao Salgado, enquanto que a candidata do PSB - Ana Célia - promoveu arrastão pela Av. São Sebastião. Ambos os eventos contaram com expressiva participação popular.

Nessa reta final, algumas campanhas merecem destaque. Ana Célia é, para muitos, franca favorita. A candidata reúne o maior número de partidos, aliados de peso - como o popularíssimo Dr. Flávio - e mantém-se à frente nas pesquisas de intenção de voto. 

Já o prefeito Túlio Vieira conta com uma "tropa de choque" de pessoas ligadas à prefeitura, melhorou no quesito rejeição e, recentemente, divulgou pesquisa mostrando suposto empate com Célia. Dr. Valdi, por sua vez, não conseguiu colocar a campanha nas ruas.

Entre os candidatos a vereador, ganharam visibilidade as campanhas de Véia de Aprígio, Fabrício Brito, Dr. Vavá, Fred Lafayette e Irmão Carlos Roberto. Este, não exerce mandato de vereador no momento, mas se destacou em passagem pela Câmara Municipal, recebendo o prêmio Vereador Revelação do Ano, em 2015.

PERMANECE VANTAGEM DE ANA CÉLIA SOBRE TÚLIO VIEIRA


A candidata do PSB à prefeita de Surubim, Ana Célia, aparece dois pontos à frente do prefeito Túlio Vieira (PT), que disputa à reeleição, segundo levantamento do Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (Cipec).  Se as eleições fossem hoje, a socialista seria eleita com 45,4% dos votos ante 43,7% do petista. O candidato do PP, Doutor Valdi, teria apenas 3,8%. Brancos e nulos somam 1,5% e indecisos representam 5,5%.
Em votos válidos, o Cipec computou Ana Célia com 48,9% e Túlio com 47%. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro, sendo aplicados 500 questionários. A margem de erro é de 4,47% para mais ou para menos. Foi aplicada a metodologia com base de dados processados com SPSS. O sistema de data entry que consiste no envio eletrônico de cada questionário utilizando um software específico pelo entrevistador in loco. O registro no Tribunal Regional Eleitoral foi protocolado sob o número PE-06698/2016.
No quesito rejeição, o candidato que tem maior percentual é Doutor Valdi, com 50,6%. Túlio e Ana aparecem empatados. Entre os entrevistados, 42,9% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto o percentual de Ana Célia é de 42,4%. Estratificando a pesquisa, Ana Célia tem a preferência dos eleitores do sexo masculinos (46,1%) e Túlio aparece melhor entre os eleitores do sexo feminino (44,6%).
Por faixa etária, Ana tem 56,8% dos votos dos jovens, na faixa etária entre 16 e 24 anos, enquanto o maior percentual de Túlio está entre os eleitores acima de 60 anos (49,5%). Em relação ao grau de instrução, Ana aparece melhor entre os eleitores com formação no fundamental completo (52,3) e o prefeito entre os eleitores com grau de instrução superior (47%).
Entre os que estão desempregados, Ana Célia aparece com 64% das preferências e o maior percentual do seu adversário na questão da situação ocupacional aparece entre as trabalhadoras domésticas e donas de casa (51%). Em relação aos moradores que moram no campo e na zona rural, Ana aparece melhor entre os eleitores do campo (48,4%) e Túlio na área urbana (44,6%).
Na questão da renda familiar, Tulio tem seu maior percentual entre os que ganham acima de cinco salários (50,3%) e Ana Célia aparece melhor situada entre os que ganham entre um e dois salários (51,2%). No distrito de Chéus, Ana tem 53,9% e Túlio 37,9%. Quando se pergunta sobre a certeza do voto, 45,6% apontam Ana e 43,3% Túlio. Quanto à expectativa de vitória, 41,8% dizem que Célia vai ganhar e 40,8% falam em Túlio. Do Blog do Magno.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

A ÁGUA CHEGOU. COMEMORAR OU CRITICAR?



//OPINIÃO// Estupidez à parte, a política repete em Surubim os erros das torcidas de futebol. Num cenário em que o deslize do adversário "vale um gol", faltam propostas, sobram malquerenças e questionamentos. Será que a prioridade é, de fato, a necessidade do povo? Ou vale apostar no insucesso do adversário como vitamina para perpetuação do poder, ainda que o povo "pague o pato" por isso?


O momento simbólico que inaugurou o retorno da água de Pedra Fina para Surubim, nesta segunda (26), fechou questão sobre duros embates entre o governo municipal e oposição. 

De um lado, o PSB - tendo o restabelecimento da água como quesito de honra, após colapso da barragem de Jucazinho, exaurida com apenas 0,3% de sua capacidade total, após 6 anos de estiagem. Na outra ponta do cabo de guerra, o grupo "testa de ferro" da Prefeitura - que passou 60 dias apostando que "ia dar tudo errado". Teve até deputado ligado ao governo municipal incitando a população de Limoeiro contra o abastecimento de Surubim.

O guia eleitoral do PT dedicou todo o seu horário de rádio desta terça (27) para criticar a água em Surubim. Com linguajar chulo e inescrupuloso, até o "deputado de fora" foi convidado a colocar "gosto ruim", num verdadeiro festival de bizarrices.

Tal qual a torcida canarinha que vaia a posse de bola argentina; da mesma forma que os são-paulinos comemoraram o rebaixamento do Corinthians, em 2007; o fanatismo partidário leva a caminhos estranhos ao apelo popular. Inverte prioridades. Faz fugir do foco. Faz valer o egoísmo sádico: não basta vencer, tem que se achar prazer em tripudiar os despojos dos adversários. Tem que torcer contra eles, mesmo que um eventual fracasso signifique ruína coletiva ou autodestruição. 

Recordo o curioso caso em que a torcida do Grêmio comemorou a contusão do jogador gremista William, durante partida contra o Votoraty, em 2010. A festa foi maior pela lesão do atacante que pela vitória por 3 x 0 sobre o rival. Esse episódio ilustra como a maldade da massa pode ignorar até a própria camisa.

Alfim, contrariando todos os prognósticos pessimistas do campo adversário, a água potável está chegando nas torneiras e beneficiará 50 mil pessoas. Estamos diante de uma realização a ser comemorada. Conquista que não representa a vitória solitária de um time ou partido; da camisa amarela ou vermelha; do PSB ou PT; mas, acima de tudo, daqueles que torcem pelo bem desta cidade.

É goooooool de Paulo Câmara, Danilo, Nilton, Ana Célia, Dr. Flávio, João, Josefa, Seu Biu, Dona Maria  e de milhares de surubinenses beneficiados. 

Que as arquibancadas estremeçam! Que os adversários comemorem, calem-se, critiquem ou esbravejem. Assim, mostrarão de que lado sempre estiveram.

Marcos Duarte

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

GOVERNADOR VISITA OBRA QUE VAI REFORÇAR O SISTEMA DE JUCAZINHO

 dsc08922
O governador Paulo Câmara esteve nesta segunda-feira (26) em Surubim para inspecionar as obras da antiga adutora de Palmeirinha, que vai reforçar, emergencialmente, o sistema adutor de Jucazinho.

A obra foi a alternativa encontrada pela Compesa para evitar o colapso total em Surubim, permitindo a continuidade do fornecimento de água para uma população de 50 mil pessoas.

A obra teve início em 1º de agosto deste ano e está sendo executada em caráter emergencial. No total, estão sendo investidos R$ 2,8 milhões para reativar o antigo sistema de Palmeirinha (também chamada de Pedra Fina).

“Essa foi a solução viável que encontramos para a retomada da operação. Com o colapso de Jucazinho, sem essa obra Surubim teria que ser abastecida com carros-pipa. Isso não vai acontecer em virtude da autorização do governador Paulo Câmara para a execução desta obra em tempo recorde”, declarou Roberto Tavares.

Até 2001, ano do início da operação do sistema Jucazinho, a barragem Palmeirinha também abastecia o município de Surubim. Do Fogo Cruzado.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SURUBIM: ENCONTRADO CORPO DE CANDIDATO A VEREADOR



Informações dão conta de que foi encontrado, nesta sexta (23), o corpo que supostamente trata-se de um candidato a vereador. "Guiné", como era conhecido, estava desaparecido. O candidato concorria pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), na cidade de Riacho das Almas. 

Outras informações, a qualquer momento. Da Rota 190.

STF INVESTIGA TEMER E MENSALÃO DE AÉCIO


O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou o fatiamento da delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Com isso, alguns nomes sem foro privilegiado serão investigados pelo juiz Sérgio Moro, de Curitiba, e outros ficarão sob a mira do STF.
Na corte suprema, houve fatiamento em quatro petições diferentes. Uma delas trata da citação a Michel Temer, de quem Machado disse ter recebido o pedido de repasse de propina para a campanha de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo.
Nessa petição, são citados ainda o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), e os ex-senadores José Sarney (PMDB-AP) e Delcídio Amaral (PT-MS). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá avaliar se deve ou não ser aberto inquérito para investigar formalmente o presidente da República.
Em outra petição, será apurado o caso do mensalão do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a vinda de dinheiro do exterior para financiar deputados que elegeram o tucano presidente da Câmara em 2000. Segundo Machado, Aécio recebeu, de forma ilícita, R$ 1 milhão em dinheiro em 1998, de um fundo criado por ele.
Outros nomes citados são os do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, dos senadores Agripino Maia (DEM-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RR), do ex-ministro Henrique Alves (PMDB-RN), da ex-ministra Ideli Salvatti (PT) e do ex-deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-PR). Do 247.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

GRANDE MULHER GUERREIRA LETÍCIA MEDEIROS NOS DEIXA AOS 78 ANOS DE IDADE



Segundo o site de Marieta Mota : Me sentindo triste! Hoje o céu ganhou mais uma estrela, essa pessoa guerreira que tanto me fez evoluir na vida, com seus conselhos e ensinamentos, convive com a Senhora Tia Letícia Medeiros assim como sempre lhe chamava desde minha adolescência, aprendo muito com a senhora que sempre me deu força a seguir minha vida de cabeça erguida! Na memória de quem amamos não há lugar para esquecimento, só para a saudade daqueles que durante a vida nos trouxe tanta alegrias, sentirei sua falta, mais permanecerá eternamente em meu coração! Vá na paz Tia Letícia segura na mãos de Deus é sei que ele lhe recebeu em sua Glória com muita luz. Deixo meus sentimentos aos meu primos Fernanda Fernanda Medeiros Barbosa e a Fernando da Mota Barbosa Filho e a toda família que Deus conforte o coração de vcs! Descanse em paz Tia Letícia!

APÓS ATRASOS, UPA DE SURUBIM SERÁ INAUGURADA NESTA QUINTA



A prefeitura de Surubim fará inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta quinta (22). A UPA receberá o nome de Dr. Gentil Augusto de Miranda e vai funcionar nas instalações do Hospital Municipal de Surubim, localizado no Bairro do Coqueiro.

O projeto da uma UPA Porte 1 – ou upinha - havia sido aprovado ainda na gestão do ex-prefeito Dr. Flávio Nóbrega. Na época, o Ministério da Saúde autorizou a construção de um prédio anexo ao Hospital do Coqueiro, no terreno onde funcionou a antiga cadeia municipal, hoje desativada.

Dificuldades financeiras teriam levado a prefeitura a fazer adequações na estrutura já erguida do hospital, construído na primeira gestão de Flávio Nóbrega. Iniciando-se uma série de transtornos e realocações; inclusive, com transferência da Clínica de Fisioterapia, também implantada na gestão de Nóbrega.

Assim, em março do ano passado, todos os equipamentos de fisioterapia do HC foram transferidos para uma casa alugada na Rua Antônio Medeiros Sobrinho. Na oportunidade, houve (re)inauguração da clínica, com a presença do prefeito de Surubim, secretários e diretores municipais.

O prazo inicial estipulado para conclusão da Unidade de Pronto Atendimento foi de 180 dias, mas as interdições, demolições de estruturas e paralisações fizeram a obra se arrastar por um ano.

Alfim, salvo algumas adequações internas, uma pintura verde na cerâmica externa e uma placa recentemente instalada, faltando menos de 10 dias para as eleições, a upinha será entregue sem muitas novidades.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

SECA SE AGRAVA E ALCANÇA 85% DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

Marcello Casal Jr/Agência Brasil: <p>Remanso - Com a falta de chuva na nascente do Rio São Francisco, o reservatório de Sobradinho vive a maior seca de sua história (Marcello Casal jr/Agência Brasil)</p>

O período de estiagem prolongada pelo qual passa o Estado de Pernambuco agravou o problema da seca que, segundo o Levantamento do Monitor Mensal da Seca do Nordeste, realizado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), já alcança 85% dos 185 municípios, sendo que 46% estão enquadrados nos chamado níveis excepcional e extremo, considerados os mais graves pela classificação. O quadro de seca alcança 90% de todo o território nordestino.
No último dia 9, o Estado decretou situação de emergência por seis meses em 56 municípios do Sertão. No Agreste, o problema afeta os 71 municípios da região. Segundo a Apac, não existe perspectiva de chuvas para os meses de outubro e novembro, tradicionalmente os mais secos no Estado, o que deve agravar o problema. Pernambuco 247.

TEMER: EU ERA DECORATIVO, NÃO SABIA DE CORRUPÇÃO

Beto Barata/PR

Ao participar de entrevista coletiva em Nova York, Michel Temer foi questionado sobre escândalos recentes de corrupção no Brasil e disse que não sabia de nada.
Temer afirmou que desconhecia qualquer esquema de corrupção no governo federal, antes de assumir a presidência, embora comandasse o PMDB, que tinha nada menos que sete ministérios na administração Dilma Rousseff – alguns deles, como o de Minas e Energia, envolvidos em obras como de Angra 3 e Belo Monte.
"Não sabia. Vocês sabem que eu não tive participação no governo. Um dia eu mesmo me rotulei de vice-presidente decorativo porque eu não tinha participação. Não acompanhava nada disso", afirmou.
Na delação de Marcelo Odebrecht, o próprio Temer foi citado por pedir uma doação de R$ 10 milhões, em pleno Palácio do Jaburu, que teria sido entregue, como caixa dois, parcialmente, a um de seus principais auxiliares, o ministro Eliseu Padilha (leia aqui).
Além disso, dois de seus principais aliados, Eduardo Cunha e Henrique Alves, já caíram e tiveram contas no exterior reveladas. Do 247.

domingo, 18 de setembro de 2016

CRÍTICO DO PT, JARBAS DIZ QUE PROCURADORES “CARREGARAM NAS TINTAS” CONTRA LULA


O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), um dos mais ferrenhos críticos do governos do PT, criticou a apresentação dos procuradores do Ministério Público Federal (MPF) ao detalhar a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Justiça. Para o parlamentar, os procuradores "carregaram muito nas tintas".
Jarbas criticou a maneira como o caso foi apresentado e destacou que os procuradores erraram em adjetivar o ex-presidente, o que acabou permitindo que ele fizesse o papel de vítima. "Esse não é o papel do Ministério Público. O papel do Ministério Público é dizer que a pessoa está indiciada e não carregar na adjetivação", afirmou o peemedebista à colunista Renata Bezerra de Melo, da Folha de Pernambuco.
"É dar panos para as mangas para ele (Lula)", disse. "Isso faz com que Lula passe uma hora na televisão se vitimizando. Ele arrumou um pretexto porque a denúncia foi longa e adjetivada", completou. Apesar disto, Jarbas observa que também "não pega mais (Lula) dizer que não sabia de nada". Do Pernambuco 247.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

CUNHA É CASSADO E CULPA TEMER. GOVERNO BALANÇA

:

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teve seu mandato cassado nos últimos minutos da segunda-feira, marcando o fim de uma força política que detonou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, e, sem sair da linha polêmica que vinha seguindo, caiu atirando e apontou o governo de Michel Temer como um dos culpados pela perda do mandato.
Para ele, o resultado com larga vantagem para sua cassação – 450 votos favoráveis, 10 contra e 9 abstenções-- foi fruto de uma conjuntura que reuniu a articulação do governo e a proximidade das eleições municipais, além de ter sido alimentado por um desejo de "vingança" nutrido por aliados de Dilma.
"É o conjunto político, do processo de vingança, da conjuntura. E aí eu culpo o governo hoje, não porque o governo tenha feito nada para me cassar, mas quando o governo patrocinou a candidatura do presidente que se elegeu em acordo com o PT, o governo, de uma certa forma, aderiu à agenda da minha cassação", disse.
Cunha refere-se à eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) ao comando da Casa, candidatura que contou com o apoio de aliados de Dilma justamente por ser a mais competitiva em contraposição ao candidato mais identificado com Cunha.
"Eu disse que o governo é culpado quando fez o patrocínio, porque quem elegeu o presidente da Casa foi o governo, quem derrotou o candidato Rogério Rosso (PSD-DF) foi o governo", afirmou, negando no entanto, que seja de seu feitio fazer ameaças.
A cassação de Cunha marca o fim, ao menos por ora, de sua carreira política, já que com a Lei da Ficha Limpa a perda do mandato o deixa inelegível por oito anos, mas não encerra a controvérsia que cerca o deputado. Cresce agora, no ambiente político, o temor que faça uma delação premiada no âmbito da Lava Jato, podendo envolver integrantes do atual governo.
Questionado por jornalistas se faria este tipo de acordo, Cunha afirmou que apenas criminosos fazem delação e, como segundo disse, não cometeu crimes, não tem o que delatar. Da Reuters.

domingo, 11 de setembro de 2016

SEU VOTO VALE MUITO , ATRAVÉS DELE PODEMOS MUDAR O MUNDO

FORA TEMER TEM NOVO TESTE NESTE DOMINGO

Fotos: Mídia Ninja:

Uma nova manifestação organizada para este domingo 11 na Avenida Paulista promete milhares de pessoas de volta às ruas para protestar contra o governo de Michel Temer, Eduardo Cunha, o corte de direitos, em defesa da democracia e por Diretas Já para presidente da República. A concentração acontece às 14h em frente ao Masp, na Avenida Paulista.
Na semana passada, da China, Temer minimizou os protestos, afirmando que são formados por "40 ou 50 pessoas que quebram carros". No último domingo, 100 mil pessoas se reuniram na capital paulista em uma manifestação que terminou pacificamente, mas foi alvo de uma ação truculenta da Polícia Militar, que atirou bombas e prendeu mais de 20 jovens que não tinham cometido qualquer infração.
Na segunda-feira 12, em Brasília, as Frentes convocam para um ato contra Temer e Eduardo Cunha, que deve ter o mandato cassado no mesmo dia pela Câmara. O ato terá concentração no Museu Nacional de Brasília. Do 247.

VIVA SURUBIM !!!!!!! VIVA O POVO DE SURUBIM !!!!! 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE NOSSA CIDADE



Meus queridos surubinenses, sou o Irmão Carlos Roberto                                 O Município de surubim  está de parabéns, 88 anos de emancipação política,

E como filho desta terra quero dizer a todos vocês que o aniversário de uma cidade é muito mais do que um marco na vida de cada cidadão, é sim, uma página que viramos para conquistar novos sonhos, novas realizações e continuar reescrevendo a história; 

surubim, cidade de povo guerreiro e trabalhador que luta com expectativa de atingir grandes vitórias. Compete a nós, continuar lutando para alcançar a transformação do nosso Município e os objetivos do nosso povo, assegurando a toda a comunidade, o direito de desfrutar: saúde, habitação, trabalho, lazer, cultura, esporte, emprego e uma melhor qualidade de vida.

Desejamos que cada surubinense seja um ponto de apoio nesta construção diária, com valores sólidos que ajudem a preparar as crianças e os jovens para esse processo contínuo de transformação. Semear ações e colher conquistas, fazendo no presente a construção do nosso  futuro! que a nossa bandeira seja coragem, fé e trabalho por uma surubim melhor


Portanto, o dia do aniversário de surubim é também o dia do aniversário de cada um de nós. É o dia de cada homem, cada mulher, cada criança e cada jovem. É o dia das pessoas de bem, honradas e guerreiras, que aqui vivem. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento do Município; buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor; não perdendo de vista os anseios da comunidade.

Viva surubim ! Viva o povo de surubim!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

JOVEM É ASSASSINADO A TIROS, ENQUANTO PARTICIPAVA DE DESFILE CÍVICO

img-20160908-wa0008


Um jovem de idade não revelada foi assassinado a tiros, na tarde desta quarta-feira (07), enquanto participava do tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, na cidade de Lagoa de Itaenga, na Mata norte de Pernambuco.

A vítima foi identificada apenas por Edson, vulgo “Biroca”, o mesmo era ex-presidiário, e residia no bairro Nova Itaenga. Edson ainda foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, mas não resistiu aos ferimentos vindo a óbito a caminho do hospital.

A motivação do crime ainda é desconhecida. Do PE Conectado.

NO RECIFE, MAIS DE 50 MIL GRITAM "FORA TEMER"

: <p>Grito dos Excluídos - Recife 07/09/2016</p>

A manifestação do Grito dos Excluídos realizada nesta quarta-feira (7) no Recife reuniu uma multidão para pedir a saída de Michel Temer do poder. Durante o ato, um "caixão da democracia" foi queimado em protesto contra o impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo os organizadores, a manifestação contou com a participação de 50 mil pessoas. A Polícia Militar de Pernambuco não divulgou a estimativa do público presente ao ato.
A passeata, que tomou a Avenida Conde da Boa Vista, o principal corredor de ônibus da cidade, transcorreu pacificamente ao longo de todo o trajeto. "Os golpistas não terão um só minuto de sossego e de trégua", afirmou o presidente da CUT-PE, Carlos Veras. Veras acusou o governo temer de querer privatizar as universidades públicas, a Petrobras e o Sistema Único de Saúde (SUS).
O parlamentares pernambucanos que votaram a favor do impeachment foram taxados de golpistas. Além deles, a imprensa e o Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo das críticas dos manifestantes. Do PE 247.

OSÓRIO CAI ATIRANDO E ACUSA TEMER DE TENTAR OBSTRUIR A JUSTIÇA

:

O governo de Michel Temer pode estar chegando ao fim. O motivo: demitido nesta manhã, o ex-advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, acusa o Palácio do Planalto de tentar sabotar a Lava Jato, em entrevista concedida à revista Veja que circula neste fim de semana.
Osório pretendia ter acesso às investigações contra políticos e também estava decidido a cobrar R$ 23 bilhões das empreiteiras e de seus executivos. No entanto, na noite de ontem, foi alertado por Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, de que suas iniciativas estariam criando sérios problemas para o governo federal.
Osório pediu uma audiência com Temer e não foi atendido. Magoado, decidiu cair atirando.
Depois das acusações de Osório, que reforçam a tese de Romero Jucá (PMDB-RR), de que era necessário derrubar a presidente Dilma Rousseff para "estancar essa sangria", o governo Temer derrete em praça pública. Até porque praticamente toda a cúpula do PMDB foi delatada pelas maiores empreiteiras do País. Do 247.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

É POSSÍVEL UMA PESQUISA ELEITORAL ULTRAPASSAR 100%?


//OPINIÃO// A pesquisa de intenção de voto para prefeito de Surubim, divulgada nesta quarta (07), pelo proeminente Instituto Exatta, tem levantado acirrados debates na Capital da Vaquejada. Os questionamentos se concentram no fato de que o somatório dos percentuais ultrapassam 100%, no quesito rejeição dos candidatos.

Antes de tudo, afirmo que tive o cuidado de verificar a legalidade da citada pesquisa no site do TSE - Tribunal Superior Eleitoral. Lá, é possível confirmar o levantamento registrado sob o nº PE-00912/2016. Isso afasta a famigerada tese de pesquisa fabricada. Isto é: a PESQUISA ESTÁ AUTORIZADA PELA JUSTIÇA e dentro dos padrões exigidos pela legislação eleitoral. E quem afirma isso é a justiça eleitoral, o único órgão competente para isso.

Mas vamos ao que mais interessa. Poderiam os valores ultrapassarem 100%? Muitas vezes, os números das pesquisas de intenção de voto, que tanto influenciam a decisão do eleitor, acabam complicando o que parece óbvio. No entanto, com as devidas informações e cuidados é possível interpretar corretamente as sondagens eleitorais.

Vale frisar que cada instituto tem seu método próprio de coleta de dados. Assim - o Exatta - fazendo uso do sistema de cotas amostrais, que segmenta os entrevistados por grupo, utilizou 301 questionários. Nesses, há questões de escolha única, como "Em quem você votaria para prefeito de Surubim?" e "Em qual(is) candidato(s) você não votaria para prefeito?"

No primeiro caso, apesar da resposta ser única, pois só é possível votar uma vez. Tolera-se que o somatório dos resultados da pesquisa seja majorado em até 1%, devido aos arredondamentos. Ou seja, o somatório seria de 101%. Desta maneira, as percentagens que variam entre 0,0% e 0,4% são arredondadas para 0% e as que vão de 0,5% a 0,9% para 1.

Já nos casos em que as respostas podem ser múltiplas, os resultados podem ultrapassar 101%. Uma das situações em que se permite o cálculo superior a 101 ocorre quando a pergunta é sobre qual(is) candidato(s) o eleitor NÃO votaria para prefeito. Havendo 3 candidatos na disputa - A, B e C - a soma da rejeição de ambos pode chegar ao teto de 300%. Isso aconteceria em situações extremas, quando todos os candidatos fossem rejeitados por todos os eleitores.

Assim, fica fácil compreender que os números da rejeição entre os candidatos à Prefeitura de Surubim tenha sido de 111%. Esse resultado pode evidenciar que aproximadamente 11% dos eleitores não votariam em dois, dos três concorrentes. 

O raciocínio que desenvolvi aqui não é "coisa da cabeça de ninguém". É regra basilar do ramo de estatística. Ciência tão exata quanto a matemática, a física quântica e a informática. Disciplina que estudei com muito esmero no curso de Ciências Econômicas da Universidade do Vale do Ipojuca. O que me dá relativa tranquilidade para discorrer a respeito.

Sim, a PESQUISA é VERDADEIRA! Ademais, é tudo balela e achismo descomedido de quem carece de argumentos.

Marcos Duarte
Economista

EM SURUBIM, ANA CÉLIA DISPARA NA FRENTE COM 40% DAS INTENÇÕES DE VOTO



O visível crescimento da oposição surubinense, liderada por Ana Célia (PSB), é confirmado por pesquisa eleitoral registrada, nesta quarta (07). O levantamento foi protocolizado sob o nº PE-00912/2016, merecendo destaque no jornal Diário de Pernambuco.

A sondagem apontou a liderança isolada da candidata do PSB à prefeitura de Surubim, com 40% das intenções de votos. Já o prefeito Túlio Vieira (PT), que tenta a reeleição, está em segundo lugar, com 31%. Seguido de Dr. Valdi (PP), com apenas 11%.

As opiniões se dividem sobre os motivos que têm levado à rápida ascensão da oposição surubinense. Dentre as razões, estaria a adesão do ex-prefeito Flávio Nóbrega; do Presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Brito; dos vereadores e ex-vereadores - antigos aliados do prefeito Túlio - como Lúcio Fabrício, Paulo do INSS e Irmão Carlos Roberto.

Há quem destaque o profissionalismo do marketing do PSB como razão para o crescimento. O amadorismo do material produzido pelo PT, somado à inércia da campanha do PP, teriam pesado a favor de Célia. Além disso, o programa de governo da campanha socialista, teria refletido mais as urgências da população.

Mas o que colaborou, segundo opiniões, decisivamente para o resultado positivo, foi a capacidade de diálogo da Frente Popular de Surubim, que também conta com o apoio dos deputados Danilo Cabral (Federal) e Nilton Mota (Estadual). O que somou-se à considerável rejeição de Vieira, que gira em torno de 38%. A mais alta entre os candidatos. 

terça-feira, 6 de setembro de 2016

O DIA DO EVANGÉLICO E AS EXPECTATIVAS PARA O 7 DE SETEMBRO



O Dia do Evangélico será comemorado nesta quarta (07). O evento tornou-se lei em Surubim, após projeto apresentado pelo então vereador Irmão Carlos Roberto, que é presbítero da Assembleia de Deus. A data pretende - segundo o próprio autor da Lei - "confraternizar evangélicos de todas as denominações que atuam na cidade".

A primeira edição do evento, organizado pela Prefeitura em parceria com as igrejas e entidades evangélicas, ocorreu ano passado, com a participação de diversas denominações religiosas. Espera-se para 2016, um público bem maior do que o episódio anterior. O que ajudará a consolidar a data - já inclusa no Calendário Oficial de Eventos do Município.

“Os evangélicos estão produzindo hoje mudanças facilmente detectáveis em nossa cidade, destacando-se pelos relevantes trabalhos sociais, educacionais e outras atividades importantes para a sociedade, com serviços prestados a idosos, jovens, adolescentes e crianças. Nada mais justo que separar um dia no ano para reconhecer tudo isso” – afirmou o Irmão Carlos, em entrevista.

Como a Prefeitura de Surubim não divulgou a programação do evento, têm aumentado as expectativas em torno das atrações. Espera-se, além de cantores e preletores especialmente convidados, apresentações de grupos musicais, artistas da terra e testemunhos de conversões.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

JUSTIÇA FECHA ONDA VERMELHA DE SURUBIM, APÓS CONSTATAR IRREGULARIDADES


A Justiça Eleitoral determinou, nesta segunda (05), o fechamento do espaço Onda Vermelha. O local, que funciona, na prática, como comitê da campanha do PT à prefeitura de Surubim, tornou-se alvo da justiça após sucessivas irregularidades.

Desde sua inauguração, "a Onda" tem protagonizado polêmicas. Inclusive, com a necessidade de intervenção da Polícia Militar, já no primeiro dia que abriu as portas. Na ocasião, candidatos ligados à campanha petista chegaram a alegar suposto abuso de poder, por parte das autoridades.

Além da ordem de fechamento, a justiça também determinou o pagamento de multa por propaganda ilegal e uso da máquina pública em shows e inaugurações.

Fontes: Sentenças do Excelentíssimo Senhor Juiz da 34ª Zona Eleitoral de Surubim-PE dos processos 0339-15.2016.6.17.0034, 0340-97.2016.6.17.0034 e 0089-79.2016.17.0034.

domingo, 4 de setembro de 2016

JOVEM MORRE EM COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO NA BR-232

unnamed


Aconteceu na tarde deste sábado (3) uma colisão entre um carro e um caminhão na BR-232, próximo a Ponte dos Algodões, Zona Rural de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com o 5º Grupamento de Bombeiros (5º GB), o jovem de 29 anos, que dirigia o carro, ficou preso nas ferragens e veio a óbito.

Segundo os Bombeiros, o motorista do caminhão, de 42 anos, e ocupantes foram socorridos por populares. Não foi divulgado o estado de saúde deles.

A equipe de Resgate teve de funcionários da Celpe que realizavam trabalhos próximo ao local, e a Secretaria de Obras da cidade de Salgueiro também cedeu uma máquina retroescavadeira para que fosse utilizada nos serviços de retirada da vítima das ferragens. O instituto de Criminalística foi ao local. Do PE Conectado.

ATO CONTRA TEMER DEVE REUNIR 30 MIL EM SÃO PAULO

PAULO PINTO: <p>São Paulo 15/05/2016 Ato contra Michel Temer na Rua da Cosnolação . Foto Paulo Pinto/Agencia PT</p>

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo confirmaram ontem (3) a realização, hoje (4), de manifestação na Avenida Paulista. O horário de concentração no vão do Masp será às 16h30 e não mais às 14h, como estava previsto. A mudança de horário se deu em negociação com as autoridades da Secretaria de Segurança, que solicitou um tempo maior para o evento de passagem da tocha paraolímpica, depois de recuar da tentativa de proibir a manifestação.
“Aceitamos a alteração de horário para deixar claro de que lado está a intransigência e não dar pretexto à repressão da Polícia Militar. O ato ocorrerá no domingo (amanhã), na Avenida Paulista (Masp), conforme a definição dos movimentos”, afirma a nota.
Na tarde deste sábado, a adesão pelas redes sociais ao ato de amanhã totalizava cerca de 30 mil pessoas. “A grande adesão com a confirmação de cerca de 30 mil pessoas mobilizadas pelas redes sociais e pelos movimentos sociais fez com que os governos Alckmin e Temer recuassem da tentativa de proibir a manifestação popular”, diz nota divulgada pela Central de Movimentos Populares (CMP).
Para Raimundo Bonfim, coordenador da CMP, um governo ilegítimo não tem moral para tentar impedir manifestações democráticas e por direitos. "Não tem arrego e não aceitaremos repressão. Não sairemos das ruas enquanto não derrubarmos o governo golpista de Michel Temer." Da Rede Brasil Atual.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

8 BANDIDOS MORREM APÓS TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA

201608301345_26ff7ca632

Oito jovens suspeitos de assaltos morreram em uma troca de tiros com as polícias Civil e Militar, na manhã desta terça-feira (30), por volta das 10h30, na Rua João Batista Filho, no bairro Campo Grande, em Delmiro Gouveia, município do Sertão alagoano.
Os policias estavam cumprindo mandados de prisão contra os suspeitos, em uma residência onde eles estariam escondidos, quando foram recebidos a tiros. Houve um intenso tiroteio, onde os suspeitos, Emerson Barbosa da Silva (Big Testa); Jonathan Robson Silva Santos; Fabiano Silva Santos (Bolinha); Cicero Jose dos Santos Filho (Zoinho) e Robson da Silva e outros três, cujos nomes ainda não foram divulgados, morreram.
Conforme o delegado Rodrigo Rocha Cavalcanti, titular da Delegacia Regional de Polícia (1ª-DRP), sediada no município, várias armas de fogo de grosso calibre, um colete balístico, duas motos e drogas foram encontrados no interior do imóvel, que fica localizado ao lado da Escola Municipal Maria Dulce Cavalcante Feitoza. Rodrigo Cavalcanti ainda disse que os jovens estavam envolvidos no assassinato de Fabiano Pereira de Souza, ocorrido no dia 18 deste mês. “Eles também estavam envolvidos no assalto ao Mercadinho de Marola, ao Multi Bank, a Distribuidora de Bebidas Schin, além da Casa Lotérica de Olho D’água do Casado, e ao banco da cidade de Traipu”, disse o delegado regional.
A ação contou com a participação de policiais civis da 1ª-DRP, militares da Rádio Patrulha (R/P), do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) e da Companhia de Operações Especiais do Sertão (Copes-Caatinga). Os trabalhos foram acompanhados pela gerente de polícia judiciária da área 1, delegado Cícero Lima, delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; chefe do Comando de Policiamento de Área do Interior (CPAI-1), coronel Luiz Carlos, comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio; e o secretário de estado da segurança pública, coronel Lima Júnior. Do PE Conectado.

DEFESA DE DILMA RECORRE AO STF CONTRA IMPEACHMENT

Fernando Bizerra:

A defesa de Dilma Rousseff entrou com mandado de segurança já nesta quinta-feira 1º junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) questionando alguns pontos do processo de impeachment, concluído ontem, e pedindo a anulação do processo. A votação foi concluída na tarde desta quarta, com um placar de 61 votos a 20 a favor do afastamento definitivo de Dilma.
O recurso impetrado por José Eduardo Cardozo, responsável pela defesa da petista, questiona, por exemplo, a mudança de acusação no relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e pede a anulação de todo o processo alegando falta de justa causa para o impeachment.
Cardozo considera que os direitos de Dilma foram violados. Ele também apontará que a denúncia se fundamenta no artigo 11 da Lei do Impeachment, que não está adequado à Constituição de 1988, já que foi feito quando era vigente a Constituição de 1946. Do 247.