terça-feira, 23 de março de 2021

1 ano de Covid-19 em Caruaru: veja evolução da pandemia no município

 

Local em que ficava o pórtico do São João, em Caruaru, deu lugar à outdoor com dicas para prevenir a população do coronavírus, em 2020 — Foto: Lafaete Vaz/G1

Há um ano, Caruaru, no Agreste, registrava o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Naquele 23 de março de 2020, o estado tinha 42 casos e nenhuma morte. Até o último boletim, divulgado às 18h da segunda-feira (22), a Capital do Agreste registrou 18.091 casos da doença e 501 mortes, enquanto Pernambuco tem 331.326 casos e 11.698 mortes.

A primeira pessoa a ser diagnosticada com o coronavírus em Caruaru foi uma mulher de 34 anos, que havia viajado para fora do Brasil. Este foi o segundo caso registrado no Agreste pernambucano, sendo o primeiro em Belo Jardim.


Com a pandemia, a rotina de milhares de caruaruenses, assim como de milhões de pessoas no mundo, mudou: especialistas recomendaram o distanciamento social, além de evitar abraços, beijos e apertos de mão. Aglomerações foram proibidas em todo o estado. Todas as medidas tinham um único objetivo: evitar a disseminação do coronavírus.


Na virada do ano, à meia-noite de 1º de janeiro de 2021, muitos acreditavam que tudo poderia mudar, mas a realidade foi diferente. Apesar da chegada da tão sonhada vacina contra a Covid-19, as restrições voltaram, os casos da doença aumentaram e as taxas dos leitos de UTI registraram mais de 90% de ocupação. Confira a evolução da pandemia em Caruaru, desde 23 de março de 2020:


O mês de agosto registrou 2.463 casos da Covid-19. Foi o maior número de casos registrados em um período mensal desde o início da pandemia. Os meses com menos casos foram março (com uma confirmação) e abril (com 56 infectados).

São João 2020 de Caruaru não aconteceu nos formatos tradicionais devido à pandemia — Foto: Caruaru no Face/Divulgação
Em Caruaru, a vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro deste ano. Até o momento, 18.709 pessoas já foram vacinadas contra o novo coronavírus, entre elas, profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos, e idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas. Na tarde da terça-feira (22), a gestão municipal anunciou que idosos acima de 68 poderiam agendar a vacinação.


Estrutura foi montada para controlar a entrada e saída de compradores na Feira da Sulanca, em Caruaru — Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
Para ajudar a sanar os problemas dos feirantes, as secretarias de Serviços Públicos, Extraordinária da Feira, de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa desenvolveram o Delivery Sulanca Caruaru, no qual os clientes podiam adquirir a mercadoria via internet e retirá-la no estacionamento do Polo Caruaru.

Novos leitos de UTI nos hospitais Mestre Vitalino e de Campanha, em Caruaru — Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, por parte do governo estadual, o município recebeu mais 20 leitos de UTI, que foram instalados nos hospitais Mestre Vitalino e de Campanha. A prefeitura também anunciou abertura de novos leitos nas unidades municipais.

Dos seis hospitais com leitos exclusivos para Covid-19 em Caruaru, apenas a Unimed não tem autorização para informar o quantitativo, só a taxa de ocupação. Nos hospitais Mestre Vitalino e de Campanha há 60 e 40 leitos de UTI, e 30 e 62 de enfermaria, respectivamente. No Hospital Municipal Manoel Afonso são 10 leitos de UTI e 53 de enfermaria.

Na Santa Efigênia, que é um hospital privado, há 20 leitos de UTI e 22 de enfermaria. No Hospital Regional do Agreste, unidade pública, há 18 leitos de UTI.


FONTE:G 1 CARUARU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Alô Surubim!
Em breve, publicaremos o seu comentário.