terça-feira, 23 de março de 2021

1 ano de Covid-19 em Caruaru: veja evolução da pandemia no município

 

Local em que ficava o pórtico do São João, em Caruaru, deu lugar à outdoor com dicas para prevenir a população do coronavírus, em 2020 — Foto: Lafaete Vaz/G1

Há um ano, Caruaru, no Agreste, registrava o primeiro caso confirmado de Covid-19 no município. Naquele 23 de março de 2020, o estado tinha 42 casos e nenhuma morte. Até o último boletim, divulgado às 18h da segunda-feira (22), a Capital do Agreste registrou 18.091 casos da doença e 501 mortes, enquanto Pernambuco tem 331.326 casos e 11.698 mortes.

A primeira pessoa a ser diagnosticada com o coronavírus em Caruaru foi uma mulher de 34 anos, que havia viajado para fora do Brasil. Este foi o segundo caso registrado no Agreste pernambucano, sendo o primeiro em Belo Jardim.


Com a pandemia, a rotina de milhares de caruaruenses, assim como de milhões de pessoas no mundo, mudou: especialistas recomendaram o distanciamento social, além de evitar abraços, beijos e apertos de mão. Aglomerações foram proibidas em todo o estado. Todas as medidas tinham um único objetivo: evitar a disseminação do coronavírus.


Na virada do ano, à meia-noite de 1º de janeiro de 2021, muitos acreditavam que tudo poderia mudar, mas a realidade foi diferente. Apesar da chegada da tão sonhada vacina contra a Covid-19, as restrições voltaram, os casos da doença aumentaram e as taxas dos leitos de UTI registraram mais de 90% de ocupação. Confira a evolução da pandemia em Caruaru, desde 23 de março de 2020:


O mês de agosto registrou 2.463 casos da Covid-19. Foi o maior número de casos registrados em um período mensal desde o início da pandemia. Os meses com menos casos foram março (com uma confirmação) e abril (com 56 infectados).

São João 2020 de Caruaru não aconteceu nos formatos tradicionais devido à pandemia — Foto: Caruaru no Face/Divulgação
Em Caruaru, a vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro deste ano. Até o momento, 18.709 pessoas já foram vacinadas contra o novo coronavírus, entre elas, profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos, e idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas. Na tarde da terça-feira (22), a gestão municipal anunciou que idosos acima de 68 poderiam agendar a vacinação.


Estrutura foi montada para controlar a entrada e saída de compradores na Feira da Sulanca, em Caruaru — Foto: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
Para ajudar a sanar os problemas dos feirantes, as secretarias de Serviços Públicos, Extraordinária da Feira, de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa desenvolveram o Delivery Sulanca Caruaru, no qual os clientes podiam adquirir a mercadoria via internet e retirá-la no estacionamento do Polo Caruaru.

Novos leitos de UTI nos hospitais Mestre Vitalino e de Campanha, em Caruaru — Foto: Divulgação

Nas últimas semanas, por parte do governo estadual, o município recebeu mais 20 leitos de UTI, que foram instalados nos hospitais Mestre Vitalino e de Campanha. A prefeitura também anunciou abertura de novos leitos nas unidades municipais.

Dos seis hospitais com leitos exclusivos para Covid-19 em Caruaru, apenas a Unimed não tem autorização para informar o quantitativo, só a taxa de ocupação. Nos hospitais Mestre Vitalino e de Campanha há 60 e 40 leitos de UTI, e 30 e 62 de enfermaria, respectivamente. No Hospital Municipal Manoel Afonso são 10 leitos de UTI e 53 de enfermaria.

Na Santa Efigênia, que é um hospital privado, há 20 leitos de UTI e 22 de enfermaria. No Hospital Regional do Agreste, unidade pública, há 18 leitos de UTI.


FONTE:G 1 CARUARU

segunda-feira, 22 de março de 2021

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA SECRETARIA DE SAÚDE ATUALIZADO DA CIDADE DE CASINHAS DO COVID-19

Atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Casinhas referente aos dados coletados até o dia 22/03/2021!

 FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE CASINHAS / FACE

A Prefeitura Municipal de Casinhas juntamente com a Vigilância Sanitária de Saúde continua realizando ação de orientação nos estabelecimentos que seguem abertos na cidade.

 

A Vigilância Sanitária de Casinhas continua realizando ação de orientação nos estabelecimentos que seguem abertos na cidade. Ontem, teve início uma nova quarentena de 11 dias com medidas mais rígidas, decretada pelo Governo de Pernambuco, na tentativa de frear o avanço do coronavírus em todo o estado.
Nesta sexta-feira (19), a equipe da Vigilância Sanitária esteve percorrendo supermercados, farmácias e outros para orientar gerentes e funcionários sobre as normas de prevenção da doença. Os estabelecimentos estão sendo orientados sobre a questão do distanciamento entre as pessoas, além da disponibilização de máscaras e álcool em gel tanto para clientes como para funcionários.
"A gestão da prefeita Juliana Chaparral segue tomando todas as medidas possíveis para evitar a disseminação da doença. A principal forma de barrar o contágio da Covid é manter os ambientes higienizados para a segurança das pessoas. Nossa equipe está reforçando esse trabalho educativo, mas que também é de fiscalização, daí ser muito importante que haja realmente a colaboração de todos", explica a secretária de Saúde de Casinhas, Geysa Lima.

FONTE : PREFEITURA MUNICIPAL DE CASINHAS / FACE 



sexta-feira, 12 de março de 2021

O PREFEITO JUAREZ DA BANANA NO DIA 12 DE MARÇO FEZ REUNIÃO COM A LIDERANÇA RELIGIOSA DA CIDADE DE MACHADOS ACERCA DO COVID 19

 

O prefeito Juarez da Banana, juntamente com meu amigo e vice-prefeito Silvinho da Banana, o ex-prefeito Manoel Custódio e a vereadora Elisandra. Se reuniram em reunião com os líderes religiosos, para tratar de assuntos de medidas de prevenção a COVID-19. "Reconhecemos as igrejas e templos como serviço de importância a sociedade, pois nos ajuda a lidar com o enfrentamento dessa pandemia". frisou o prefeito Juarez.


FONTE: FACE/JUAREZBANANA / ALOSURUBIM

quarta-feira, 10 de março de 2021

Em meio a rumores de lockdown, governador diz que restrições atuais seguem valendo

Paulo Câmara em Pernambuco - Foto: Divulgação / SEI

Em meio à alta demanda por leitos de UTI e crescentes rumores sobre um novo lockdown total em Pernambuco, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, usou as redes sociais nesta terça-feira (9) para dizer que, por ora, seguem valendo as normas definidas no mais recente decreto estadual. O documento, que vale até o dia 17 de março, estabelece limitação de horários para atividades não essenciais durante os dias de semana e proibição aos sábados e domingos. 

"Por enquanto, as medidas restritivas já anunciadas permanecem: só serviços essenciais das 20 às 5h, de segunda à sexta-feira e no próximo final de semana manteremos o fechamento total das atividades não essenciais. Nos últimos dez dias, abrimos 106 leitos de UTI em Pernambuco. Até a próxima sexta, outros 90 novos leitos devem entrar em operação. Continuamos aumentando nossa capacidade de atendimento e analisando os números da pandemia, dia a dia", escreveu o governador, em seu perfil oficial no Twitter.

As restrições atualmente em curso incluem bares, restaurantes, shoppings, lojas de rua e parques, que devem fechar totalmente aos fins de semana e funcionar apenas no horário determinado nos dias úteis. As praias podem ser frequentadas apenas para exercício físico individual, ficando proibidos o banho de mar e o lazer na faixa de areia. O boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta terça indica ocupação de 95% nos leitos de UTI para Covid da rede pública e demanda de 91% na rede privada. 

FONTE: DIÁRIO DE PERNAMBUCO Publicado em: 09/03/2021 

Covid-19: Pernambuco tem 84% de ocupação de leitos de UTI pediátricos

 

     Fachada do IMIP - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Pernambuco fechou essa terça-feira (9) com 84% de ocupação de leitos pediátricos em Unidades de Terapaia Intensiva (UTI) disponíveis para crianças com sintomas de Covid-19 segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). 

Há, ao todo, 31 leitos de terapia intensiva na rede pública do Estado. Portanto, havia cinco vagas do tipo na terça-feira.

Dos 92 leitos de enfermaria pediátricos, 72% estavam ocupados - ou seja, 25 leitos disponíveis.

A SES-PE destaca que os leitos são ocupados por pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que podem envolver Covid-19 e outros agentes.

Fonte: FOLHA DE PERNAMBUCO                                                                 Por Fabio Nóbrega  10/03/21 às 09H12 atualizado em 10/03/21 às 10H27