segunda-feira, 6 de abril de 2020

VEJA COMO NOVO DRONE AJUDA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

China usa drones para vigiar ruas e repreender quem não usa máscara
Drone com tecnologia é utilizado para o combate à Covid-19

Um drone que mede a temperatura corporal a distância passou a ser utilizado para dar suporte a ações de combate ao novo coronavírus no estado. Através da tecnologia, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco podem identificar um grupo de pessoas com febre, um dos sintomas da doença Covid-19.

"Funciona por meio de infravermelho. A gente consegue pegar as informações de infravermelho e consegue medir essa temperatura. Eu consigo diferenciar em um grupo quem está com a temperatura mais alta", afirmou o pesquisador Paulo Marques.
Drone ajuda no combate ao novo coronavírus em Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp
Drone ajuda no combate ao novo coronavírus em Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp

Além da câmera térmica, o drone está equipado com um alto-falante. Quando encontra uma aglomeração de pessoas, ele dispara mensagens alertando o grupo sobre a necessidade de dispersão.

A estratégia já foi usada com sucesso pelos pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia da UFPE (Lika), para combater a epidemia de cólera no Malawi, na África. Ainda nesta semana, ela deve ser colocada em ação nas comunidades no Recife que reúnem mais gente nas ruas.

Os dados coletados abastecem uma plataforma, ficando disponíveis para autoridades sanitárias e também para quem tem interesse em acompanhar os números. "On-line, no ar e navegável por qualquer pessoa da população. Não é uma experimentação de primeira viagem aqui. A única primeira viagem aqui é a Covid-19", disse o cientista da Lika Jonas Albuquerque.

O governo de Pernambuco confirmou mais nove mortes de pacientes com coronavírus, nesta segunda-feira (6), totalizando 30 óbitos. Entre eles, está o de um adolescente de 15 anos que tinha problemas neurológicos, e de uma fisioterapeuta grávida de 33 anos. Também houve o registro de 22 casos a mais da doença Covid-19, aumentando para 223 o número total de confirmações.

FONTE: Por Beatriz Castro, TV Globo G 1 PE / ALOSURUBIM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Alô Surubim!
Em breve, publicaremos o seu comentário.