A vida da pessoa com deficiência registra uma história de lutas e enfrentamentos. Enquanto no século XIX conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o século XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e, ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram as escolas e classes especiais. Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode aprender”, conforme Glat (2007), na busca pela efetiva participação da pessoa com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas básicas para suas ações. Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se integrar na sociedade”, buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.
Que possamos fazer a nossa parte como cidadãos Surubinenses, Pernambucanos e Brasileiros.
Unidos seremos mais fortes.
Como objetivo quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e etc, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.
O BLOG ALO SURUBIM E O IRMÃO CARLOS ROBERTO DEFENDE ESSA BANDEIRA , NA LUTA PELOS DIREITOS DE CADA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA, PELAS SUAS NECESSIDADES E SUAS REALIZAÇÕES. PORQUE TODOS SOMOS SERES HUMANOS E FILHOS DE DEUS. VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR, DEFENDENDO, COMPARTILHANDO, COM UM GESTO ,UM SORRISO , E TRATANDO O SEU SEMELHANTE DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
Fonte : APAE BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar no Alô Surubim!
Em breve, publicaremos o seu comentário.