domingo, 15 de novembro de 2015

CÚPULA DO G20 PAUTA ATAQUES EM PARIS


A tensão global desencadeada pelos ataques em Paris deverá mudar toda a dinâmica da cúpula dos líderes do G20, que começa neste domingo em Antália, na costa turca do Mediterrâneo.
O combate ao extremismo já estava na pauta do encontro entre as 20 principais nações industrializadas e em desenvolvimento, mas agora ganha protagonismo nas conversas.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, deu o tom da mudança neste sábado, já na sede da cúpula, ao convocar um "consenso da comunidade internacional contra o terrorismo".
"Como um país que conhece muito bem os modos e as consequências do terrorismo, entendemos perfeitamente o sofrimento que a França experimenta agora", afirmou Erdogan.
Dilma chegou à Turquia neste sábado
Diante desse cenário instável, a presidenteDilma Rousseff e sua comitiva desembarcaram em Antália para dois dias de reuniões ampliadas e bilaterais, sessões de trabalho sobre temas diversos e um jantar de líderes no domingo.
O cardápio político da conversa dos chefes de Estado e governo ganhou peso, e dividirá holofotes com a economia durante o encontro, por onde deverão circular 13 mil pessoas, entre diplomatas e lideranças empresariais, sindicais e da sociedade civil.
O local da cúpula não facilita a vida de manifestantes, daí a expectativa de poucos protestos. O acesso a 10 km de costa na cidade vizinha de Belek foi fechado para o evento – a região tem cerca de 50 resorts e 15 campos de golfe de 18 buracos.
No hotel em que a presidente ficará, o recém-inaugurado Maxx Royal, há casas privativas de até 630 m² e 108 hectares para golfe. Os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores) acompanham Dilma na viagem.
Brics: de locomotiva à preocupação
O setor privado brasileiro chega ao encontro com pauta focada em quatro temas: ratificação do acordo de facilitação do comércio na OMC, estratégias de infraestrutura para enfrentar a escassez interna de crédito e acesso de pequenas e médias empresas ao financiamento.
Thiago Guimarães Enviado da BBC Brasil a Antália

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar no Alô Surubim!
Em breve, publicaremos o seu comentário.