quarta-feira, 25 de novembro de 2015

GOVERNADOR PEDE AUDIÊNCIA A DILMA PARA DISCUTIR MICROCEFALIA EM PERNAMBUCO

O governador Paulo Câmara enviou, hoje, ofício à presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência “em caráter de urgência” para discutir o aumento no número de casos de microcefalia no Estado, “doença que tem acometido bebês nascidos em Pernambuco – já com 487 notificações entre os dias 27 de outubro e 22 de novembro”, explicou o governador no texto que foi encaminhado ao Palácio do Planalto na manhã de hoje. O gestor classificou a questão como uma “gravíssima situação”.

Paulo Câmara relatou para a presidente da República o aumento das notificações de dengue em 580% este ano, em comparação como o mesmo período de 2014, resultando em 117.250 notificações em 2015, com 61 municípios pernambucanos em situação de risco de epidemia de dengue e 78 em situação de alerta para a epidemia.
“Preocupa-nos, ainda, senhora presidente, o fato de que, tendo isolado o vírus chikungunya no Estado de Pernambuco, em agosto de 2015, já temos – hoje – 785 casos notificados, fato que nos aponta a urgente necessidade de discutimos as bases de um Plano Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, para cuja implantação é imprescindível o apoio de Vossa Excelência”, defendeu o governador de Pernambuco. Arbovírus é um vírus transmitido por artrópodes, como os mosquitos, caso da dengue, chikungunya e zika.
Ao final do ofício, Paulo Câmara diz que está certo de contar com o “costumeiro apoio” da presidente da República, “na expectativa de que logo possamos dar consequência as soluções de que tanto necessita o povo pernambucano, neste momento”.

Fonte: Blog do Magno

terça-feira, 24 de novembro de 2015

MACRI PRESIDENTE: O QUE O BRASIL DEVE ESPERAR

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PASTOR EVANGÉLICO ASSASSINADO EM OROBÓ

Pastor assassinado era paraibano

Um pastor de igreja evangélica foi assassinado a tiros, no fim da manhã desta sexta-feira (20), em uma estrada de barro nas proximidades do município de Orobó, em Pernambuco. O pastor era paraibano e morava no município de Natuba, no Agreste paraibano, a 140 km de João Pessoa. 


De acordo com o delegado da Polícia Civil em Natuba, Orleide Paulo Lacerda, o pastor saiu de casa, em Natuba, acompanhado da esposa e de uma mulher e estava indo para a cidade de Orobó, quando foi interceptado por bandidos.


Crime aconteceu em estrada de barro em orobó

“Ele seguia em seu carro para Orobó, mas bandidos interceptaram o veículo e efetuaram diversos disparos de arma de fogo. O pastor não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Como o crime foi em Pernambuco, ele vai ser investigado pela Polícia Civil de lá”, contou o delegado.


Fonte: Correio Paraibano 

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO ESCLARECE CASOS DE MICROCEFALIA NO ESTADO

1) Criação do Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES), composto por profissionais de diversas instituições: Ministério da Saúde; Organização Pan-americana da Saúde (Opas); Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC); Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam); Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip); Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD); Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), para discussão dos casos; planejamento das ações e atenção às mães e bebês.
2) Instituição da notificação imediata e compulsória pelos profissionais de saúde, para conhecimento e monitoramento dos casos suspeitos de microcefalia.
3) Elaboração e publicação de protocolo clínico e epidemiológico para orientação dos profissionais das maternidades e unidades de referência. A base desse protocolo está sendo utilizada por outros estados da Federação.
4) Elaboração do protocolo para orientação dos profissionais nos cuidados com as gestantes, com indicação de assistência médica e psicológica.
5) Elaboração de informes semanais sobre a situação e caracterização dos casos notificados e divulgação nos veículos de comunicação.
6) Definição de referências para o atendimento dos bebês e das mães (HUOC, Imip, Cisam, AACD). De acordo com a necessidade, serão definidas referências regionalizadas.
7) Investigação epidemiológica, em parceria com o MS e instituições de pesquisa (Fiocruz, Imip, UFPE, USP), em busca da identificação da(s)  possível(is) causa(s) do aumento do número de casos de microcefalia. 
A Secretaria de Saúde de Pernambuco também reforça as orientações do Ministério da Saúde, divulgadas nesta sexta (13/11), para as gestantes, que seguem abaixo:
1 - Devem ter a sua gestação acompanhada em consultas pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;
2 - Não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de drogas;
3 - Não utilizar medicamentos sem a orientação médica;
4 - Evitar contato com pessoas com febre, exantemas ou infecções;
5 - Adoção de medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doenças, com a eliminação de criadouros (retirar recipientes que tenham água parada e cobrir adequadamente locais de armazenamento de água);
6 - Proteger-se de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes;
Até que se esclarecem as causas do aumento da incidência dos casos de microcefalia na região Nordeste, as mulheres que planejam engravidar devem conversar com a equipe de saúde de sua confiança. Nessa consulta, devem avaliar as informações e riscos de sua gravidez para tomar a sua decisão.
Não há uma recomendação do Ministério da Saúde para evitar a gravidez. As informações estão sendo divulgadas conforme o andamento das investigações. A decisão de uma gestação é individual de cada mulher e sua família.
O Ministério da Saúde, em completa parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, continuará recebendo as ocorrências, dando apoio técnico e mantendo ativo o COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública), para o estudo, a investigação e a definição do agente causador do aumento da ocorrência de microcefalia.

Histórico: Em outubro de 2015, a Secretaria de Saúde de Pernambuco foi comunicada por profissionais da rede de saúde estadual de um aumento do número de casos de crianças nascendo com microcefalia. De imediato, instituímos o Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES) composto por profissionais de diversas instituições: Ministério da Saúde; Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS; Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz; Universidade Federal de Pernambuco; Hospital Universitário Oswaldo Cruz , Hospital Barão de Lucena, Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira - IMIP; Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD, e para discussão dos casos e planejamento das ações que deveriam ser deflagradas. Assim, o Estado de Pernambuco foi o primeiro a notificar ao Ministério da Saúde e o primeiro a anunciar e iniciar o protocolo de investigação em todo Brasil. Hoje, existe suspeita do problema em outros seis estados da federação.
Notificação: A partir de 27 de outubro de 2015, a SES-PE instituiu a notificação imediata desses casos, orientando todos os serviços e profissionais de saúde do Estado que notificassem imediatamente os casos de microcefalia identificados por meio do CIEVS-PE, utilizando o link do FormSus (http://goo.gl/OvUlfN) ou diretamente na Plataforma CIEVS (www.cievspe.com). Considerando as notificações recebidas por meio da plataforma on line, 141 pacientes foram informados para a SES-PE, até o dia 09.11.15. Esses registros foram provenientes de residentes em 42 municípios de diferentes regiões de Pernambuco, sendo observada uma concentração de casos suspeitos na I e IV Regiões de Saúde, distribuídos nos municípios do Recife (16,9%), Jaboatão dos Guararapes (5,6%) e Olinda (5,6%), localizados na Região Metropolitana do Recife, e no município de Toritama (Agreste) com 5,6% do total de casos do Estado. A maior parte dos nascimentos (55,0%) ocorreu no município do Recife.
Investigação: Além da instituição da notificação imediata no Estado, com o apoio do Ministério da Saúde, OPAS e Fiocruz, está sendo realizada uma investigação epidemiológica de campo em busca da identificação de possíveis causas dessa alteração no padrão de ocorrência de microcefalia no Estado. Como fontes de dados são utilizados prontuários e outros registros de atendimento médico da gestante e do recém-nascido no local onde ocorreu o parto e entrevistas realizadas pessoalmente com as mães. Nesta etapa, estão sendo investigados 65 casos cujas genitoras são residentes na Região Metropolitana do Recife e os nascimentos ocorreram em dois hospitais de referência selecionados para a investigação: Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e Hospital Barão de Lucena (HBL). A AACD irá participar do processo de reabilitação destas crianças.
Protocolos: Ainda, foi elaborado e divulgado em 10.11.2015, pela equipe da SES, MS e profissionais das unidades de saúde envolvidas (infectologistas, pediatras, neurologistas) um protocolo clínico e epidemiológico para orientação dos profissionais nas maternidades e unidades de referências com relação ao manejo desses casos. Assistência às crianças e mães têm sido efetuada nos hospitais Osvaldo Cruz , IMIP e AACD, que são instituições previamente habilitadas para estas situações e foram disponibilizados ambulatórios específicos para acompanhamento das mães e crianças. Declaramos todo apoio às medidas emergências anunciadas em 11.10.2015 pelo ministro da saúde Marcelo Castro. E informamos que é cedo para associar os casos de microcefalia a uma causa específica. Diversas hipóteses precisam ser afastadas de forma minuciosa e científica. Mais detalhamentos sobre o levantamento de informações dessa fase inicial estão disponíveis na Plataforma do Cievs-PE por meio do link http://goo.gl/IOVNMV.
Perguntas e respostas – Microcefalia 
-O que é a microcefalia?
A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. 
- Quais as causas desta condição? Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.
- A microcefalia pode levar a óbito ou deixar sequelas? Cerca de 90% das microcefalias estão associadas com retardo mental, exceto nas de origem familiar, que podem ter o desenvolvimento cognitivo normal. O tipo e o nível de gravidade da sequela vão variar caso a caso. Tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida.
- Como é feito o diagnóstico? Após o nascimento do recém-nascido, o primeiro exame físico é rotina nos berçários e deve ser feito em até 24 horas do nascimento. Este período é um dos principais momentos para se realizar busca ativa de possíveis anomalias congênitas. Por isso, é importante que os profissionais de saúde fiquem sensíveis para notificar os casos de microcefalia no registro da doença no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).
- Qual o tratamento para a microcefalia? Dependendo do tipo de microcefalia, é possível corrigir a anomalia por meio de cirurgia. Geralmente, as crianças, como já informado, precisam de acompanhamento após o primeiro ano de vida. Nos casos de microcefalia óssea existem tratamentos que propiciam um desenvolvimento normal do cérebro.
- Quais estados estão apontando crescimento de casos de microcefalia acima da média? O Ministério da Saúde está os casos de microcefalia em Pernambuco, estado que tem apresentado aumento de casos da doença, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como situação inusitada em termos de saúde. Temos recebido relatos de profissionais de saúde sobre o mesmo corrido nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Todas essas suspeitas estão sendo investigadas e todos esses locais contam com a atuação de profissionais de saúde do ministério.
- Há registro de ‘surtos’ de microcefalia em outros países? Por enquanto, não há relatos na literatura cientifica e nem casos registrados em outros países da associação do zika vírus com a microcefalia. No entanto, nenhuma hipótese está sendo descartada.
- Que exames estão sendo realizados nas crianças e nas gestantes dos estados (PE, RN e PB) que já notificaram o Ministério da Saúde? A partir dos casos identificados em Pernambuco, como já informado, estão sendo realizadas investigações epidemiológicas de campo, tais como: revisão de prontuários e outros registros de atendimento médico da gestante e do recém-nascido. Também estão sendo feitas entrevistas com as mães por meio de questionário. Os casos seguem para investigação laboratorial e exames de imagem como a tomografia computadorizada de crânio.
- Neste momento, qual é a recomendação do Ministério da Saúde? Neste momento, o Ministério da Saúde reforça às gestantes que não usem medicamentos não prescritos pelos profissionais de saúde e que façam um pré-natal qualificado e todos os exames previstos nesta fase, além de relatarem aos profissionais de saúde qualquer alteração que perceberem durante a gestação. Além disso, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos à avaliação cuidadosa do perímetro cerebral e à idade gestacional, assim como à notificação de casos suspeitos de microcefalia no registro de nascimento no Sinasc.
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

MENTOR DO ATENTADO EM PARIS ESTÁ ENTRE OS MORTOS EM TIROTEIO, DIZ JORNAL AMERICANO










Na batida policial intensa que ocorreu nessa quarta-feira (18), em Saint-Denis, arredores de Paris, um dos três mortos seria o mentor dos últimos atentados na cidade, Abdelhamid Abaaoud.
A informação foi veiculada em vários jornais internacionais, entre eles o Washington Post.
Durante um cerco de sete horas, mais de 100 policiais fortemente armados entraram em um prédio e, após uma troca de tiros, três supostos terroristas foram mortos. Os militantes estariam preparando um novo atentado, agora no centro financeiro parisiense.
As fontes que informaram que o belga Abdelhamid estava morto trabalham nos  serviços de inteligência, baseadas em testes de DNA e outras evidências. Eles pediram anonimato. 
Até o momento, foi confirmado apenas que uma mulher-bomba se explodiu e outro militante morreu durante a operação da polícia em um apartamento em Saint-Denis.
A célula jihadista estaria planejando realizar um ataque ao distrito comercial parisiense de La Defense. Ao todo, oito pessoas foram presas na operação, que começou com uma troca de tiros. 
Durante uma entrevista coletiva, o promotor francês François Molins disse que ainda não é possível identificar as pessoas presas na operação de hoje. No entanto, ele afirmou que Abaaoud não está entre elas.
Fonte: R7

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

APROVADO PROJETO DE LEI DE INCENTIVO AO USO DE BICICLETA


Em sessão plenária realizada na última quinta-feira, dia 12 de novembro, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei que cria a Semana de Incentivo ao Ciclismo de Surubim, a ser comemorada na 2ª semana de agosto.

O PL é de autoria do vereador Irmão Carlos Roberto (PTC) e tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte saudável, em especial nos deslocamentos aos locais de trabalho.

“Trata-se de mais uma conquista para a sociedade surubinense, notadamente para o Surubim Bike Adventure – grupo representado pela amiga Ramona, à qual agradeço a cooperação, aproveitando para parabenizar a todos os ciclistas” – ressaltou o vereador em discurso na Casa Euclides Mota.

As atividades previstas incluirão ações, promovidas pelo Poder Executivo, para divulgar e incentivar a prática do ciclismo, tendo como principais objetivos:

I - Difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte;

II - Promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida;

III – Realizar palestras que estimulem a prática do ciclismo;

IV – Promover o uso da sinalização do ciclista, sinalização e iluminação da bike e técnicas de pilotagem defensiva;

V – Incentivar a exposição de produtos relacionados ao ciclismo, através de estandes de vendas;

VI – Disponibilizar profissionais da área de saúde para exames médicos simples;

VII - Buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo, assim, melhorias para o trânsito e para a comunidade em geral;

VIII - Desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres.

O projeto, agora, seguirá para sanção do prefeito de Surubim.


domingo, 15 de novembro de 2015

PM REGISTRA DOIS ASSALTOS EM POUCOS MINUTOS NA ZONA RURAL DE SURUBIM


Por volta das 14h desta quinta, mais dois assaltos foram registrados na zona rural de Surubim. De acordo com a Polícia Militar (PM), dois homens desconhecidos em uma motocicleta vermelha e placa não anotada, portando arma de fogo, roubaram R$ 600 em espécie do caixa do Mercadinho São Luís, localizado no Sítio Lagoa da Vaca. Ainda segundo o policiamento, os assaltantes na saída levaram o aparelho celular do comerciante Luís Ribeiro de Lima, 55 anos. 

Minutos depois, a PM recebeu a informação de que os suspeitos com as mesmas características haviam assaltado outro estabelecimento comercial na comunidade. Dessa vez, o alvo foi a empresa MM Bolos e Salgados. Os suspeitos roubaram R$ 150 e dois aparelhos celulares do comerciante Antônio Maciel Arruda de Lima, 38 anos. A polícia realizou várias rondas na região, inclusive na rodovia de acesso ao município de Vertente do Lério, mas nenhum suspeito foi localizado.

Fonte: Blog do Agreste

FRANÇA ATACA REDUTO DO ESTADO ISLÂMICO NA SÍRIA

CONHEÇA OS MORTOS DO ATENTADO A PARIS 


O grupo radical Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelos ataques que mataram pelos menos 129 pessoas em Paris, sendo o pior ataque à França na história recente. Em uma declaração oficial, o grupo disse que seus combatentes presos a cintos com explosivos e carregando metralhadoras realizaram os ataques em vários locais no centro da capital francesa.
Os corpos de 103 vítimas foram identificados, de acordo com o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, segundo a France Presse. Uma lista oficial com os nomes das vítimas ainda não foi divulgada pelas autoridades francesas. Veja quem são algumas das vítimas:

Asta Diakité - prima do jogador Lassana Diarra, que enfrentou a Alemanha no Stade de France. Ela morreu na sala Bataclan. "Era como uma irmã mais velha para mim... Neste clima de terror, é importante que todos os representantes de nosso país e sua diversidade falem e permaneçam unidos contra um horror que não tem cor, nem religião", escreveu o atleta em rede social.

Cedric Mauduit - francês, funcionário público da Normandia que estava no local com cinco amigos, de acordo com a CNN.

Ciprian - romeno de 32 anos participava de uma festa de aniversário no restaurante La Belle Equipe. Mulher dele, Lacramioara, também morreu no ataque. Deixaram filho de um ano e meio.

"Dado" – francês, de 44 anos, e original de Ceyrat, estava no Bataclan, segundo a BBC que citou o canal France 3.

Djamila Houd - francesa de 41 anos, era da cidade de Dreux, a 80 km de Paris.
Elsa Delplace San Martin - francesa, de 34 anos, morreu no ataque ao Bataclan, sobrinha do embaixador do Chile no México, Ricardo Núñez. Ela estava com a mãe que era produtora de eventos na casa de shows.

Elif Dogan - de 26 anos, de origem turca, mas com cidadania belga. Morava com o marido belga Milko Jozic, que também morreu no ataque.
 Elsa Veronique Delplace San Martín  (Foto: Reprodução/Facebook)Elsa Veronique Delplace San Martín (Foto: Reprodução/Facebook)


Elodie Breuil - francesa de 23 anos e estava no show com amigos, segundo a BBC.
Elodie Breuil, francesa de 23 anos, estava no Bataclan (Foto: Reprodução)Elodie Breuil, francesa de 23 anos, estava no Bataclan (Foto: Reprodução)
Guillaume B. Decherf - jornalista francês que escrevia sobre música, tinha 43 anos, e estava no show no Bataclan. Pai de duas filhas.
O jornalista Guillaume Decherf (Foto: Reprodução/Facebook Guillaume B. Decherf)Jornalista Guillaume Decherf (Foto: Reprodução/Facebook Guillaume B. Decherf)

Jorge Alonso de Celada – espanhol nascido em 1956, segundo a AFP citando a imprensa.

Juan Alberto González Garrido - o espanhol de 29 anos morava em Paris e estava com sua mulher na casa Bataclan, que foi invadida por terroristas armados.

Lacramioara - romena de 29 anos participava de uma festa de aniversário no restaurante La Belle Equipe com o marido. Deixaram filho de um ano e meio.
Lola Salines – a francesa estava no Bataclan, de acordo com a CNN. A morte foi confirmada pelo pai dela no Twitter.
Lola Salines estava no Bataclan, de acordo com a CNN. Pai confirmou sua morte pelo Twitter (Foto: Reprodução/ Twitter)Lola Salines estava no Bataclan, de acordo com a CNN. Pai confirmou sua morte pelo Twitter (Foto: Reprodução/ Twitter)
Luis Felipe Zschoche Valle, de 35 anos - Estava no show com a mulher, de nacionalidade francesa. Não há informações sobre ela, informou a BBC.
Manuel Colaco Dias – 63 anos, morreu no ataque fora do estádio em Saint Dennis, de acordo com a CNN.
Mathieu Hoche - francês de 38 anos, técnico da TV France 24, também morto no show. Um amigo postou em rede social que ele era fascinado por rock.
A mexicana Michelli Gil Jaimez, de 27 anos, trabalhava como garçonete no bar La Belle Equipe, um dos alvos dos atentados em Paris, segundo amigos; acima, imagem publicada por ela no Facebook ao anunciar o noivado, em 26 de outubro (Foto: Reprodução/Facebook)A mexicana Michelli Gil Jaimez, de 27 anos, trabalhava como garçonete no bar La Belle Equipe, um dos alvos dos atentados em Paris, segundo amigos; acima, imagem publicada por ela no Facebook ao anunciar o noivado, em 26 de outubro (Foto: Reprodução/Facebook)
Michelli Gil Jaimez - mexicana de 27 anos, economista com nacionalidade espanhola que morava em Paris havia seis anos. Um amigo de Michelli informou ao G1 que ela estava no bar La Belle Équipe, onde trabalhava como garçonete, e morreu no local. Em seu último post no Facebook, em 26 de outubro, Michelli anunciou seu noivado. 

Milko Jozic - engenheiro belga de 47 anos, Liege. Ele morava há vários meses em Paris com a mulher, Elif Dogan, que também morreu no ataque.
  •  
Mathieu Hoche, francês de 38 anos, técnico da TV France 24, também morto no Bataclan (Foto: Reprodução/ Facebook)Mathieu Hoche, francês de 38 anos, técnico da TV France 24, também morto no Bataclan (Foto: Reprodução/ Facebook)
Nick Alexander - britânico de 36 anos que estava vendendo produtos da banda US band Eagles of Death Metal na casa de shows Bataclan.
Nick Alexander (Foto:  Reprodução/Twitter/LM Britt)Nick Alexander (Foto: Reprodução/Twitter/LM Britt)
Noemí Gonzalez - era estudante da California State University e foi a primeira americana a ter a morte confirmada nos ataques.
Nohemi Gonzalez, estudante americana (Foto: Reprodução/Facebook/Strate Ecole de Design)Nohemi Gonzalez, estudante americana (Foto: Reprodução/Facebook/Strate Ecole de Design)
Patricia San Martín - de 61 anos, chilena, estava no Bataclan. Ela trabalhava como produtora de eventos da casa de shows.

Precilia Correia - francesa de 35 anos. Trabalhava em Paris. Ela foi morta no Bataclan, onde estava com o namorado francês, também morto.
Quentin Boulanger - francês, 29 anos. Ele era de Rheims e estava no show do Bataclan, segundo a BBC.
Thomas Ayad - francês de 34 anos trabalhava na gravadora Mercury Records. Estava na Bataclan com dois amigos que também morreram.
Valentin Ribet - advogado francês de 26 anos especializado em crimes do colarinho branco. Estava na casa Bataclan quando foi invadida pelos terroristas.
Valentin Ribet (Foto: Reprodução/Linkedin/Valentin Ribet)Valentin Ribet (Foto: Reprodução/Linkedin/Valentin Ribet)

Valeria Solesin - italiana de 28 anos. Fazia doutorado na Sorbonne. Foi ao concerto no Bataclan com seu namorado, mas eles se perderam um do outro quando tentavam escapar. Ele sobreviveu.
Do G1, em São Paulo