quarta-feira, 17 de maio de 2023

Ex-vereadora de Surubim, Dijacir Medeiros Guerra Morre aos 79 anos

 

Dijacir foi vereadora de Surubim de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, nas duas ocasiões eleita pelo PT. (Foto: Reprodução/ Arquivo familiar)

Faleceu às 11h desta terça-feira (16), no Hospital São Luiz, em Surubim, aos 79 anos, a ex-vereadora do município, Dijacir Medeiros Guerra. Ela completaria 80 anos no dia 31 de julho e deu entrada na unidade hospitalar no domingo (14) à noite, com complicações de saúde provocadas por um câncer do qual fazia tratamento há pouco mais de um ano.

Dijacir sempre foi ligada ao movimento sindical tendo iniciado suas atividades no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Surubim, quando a entidade ainda funcionava na rua da Prefeitura. “Era uma grande militante da esquerda e do sindicalismo sério”, afirmou o esposo e também sindicalista Israel Crispim. Dijacir foi vereadora de Surubim de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012, nas duas ocasiões eleita pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Além do marido, deixa uma filha e dois netos, de 13 e 9 anos.

O velório acontece na Câmara de Vereadores de Surubim de onde o cortejo sairá às 9h desta quarta-feira (17) para o Cemitério São José.

FONTE: BLOG CORREIO DO AGRESTE/ BLOG SURUBIMNEWS.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Defensoria Pública de Pernambuco é homenageada na Câmara do Recife pelos 25 anos de fundação

 

Homenagem foi concretizada após uma solicitação feita pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco.Defensoria Pública do Estado de Pernambuco recebeu uma homenagem na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (2), em alusão aos 25 anos da instituição que serão completados no dia nove de junho. A solenidade aconteceu através de um pedido protocolado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) e teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado pela banda Som da Terra.
Defensoria Pública do Estado de Pernambuco é o órgão responsável por fornecer suporte jurídico gratuito à parcela da sociedade que não tem condições financeiras de arcar com as despesas de um advogado em causas na Justiça, assim como em gastos periciais e ainda extra-judiciais, a depender do caso.
A homenagem, que foi materializada em uma placa apresentada na sessão de ontem, foi recebida pelas mãos do defensor público-geral do estado de Pernambuco, Henrique Costa da Veiga Seixas. Ele citou algumas das dificuldades que enfrentou durante a trajetória desde a fundação da instituição e relembrou o papel humanizado de atuação da “casa”.
“Não foi fácil chegarmos até aqui hoje. Afinal, foram 25 anos de muitas lutas e de um trabalho intenso pelo fortalecimento da instituição. É um esforço coletivo. Nós lutamos para que a população vulnerável do nosso estado deixe de ser um número para ser um cidadão, garantindo assim um atendimento humanizado para a consecução de uma prestação de um serviço de excelência”, disse Seixas.
Citando o já falecido advogado, jornalista e poeta brasileiro Carlos Souto Pena Filho, o defensor público-geral fez questão de atribuir às tarefas do órgão como fundamentais dentro de um cenário social marcado por desigualdades, como é o do Recife.
“É bem verdade que o Recife é uma cidade ‘metade roubada ao mar e metade à imaginação’, como bem definiu Carlos Pena Filho. E nesse desiderato, caracterizada por profundos abismos sociais, dando imprescindível lugar à atuação da Defensoria Pública de Pernambuco na promoção da cidadania, no reconhecimento de todas as gentes e ainda no amplo acesso à Justiça. Nós temos, de um lado, a pujança de indústrias e de uma forte economia, contudo, infelizmente, de outro, há uma população presente em uma extrema necessidade, em um estado de vulnerabilidade”, afirmou.
FONTE: Por Ana Beatriz Venceslau02/05/23 às 18H40  BLOG DA FOLHA / FOLHA DE PERNAMBUCO