quarta-feira, 4 de agosto de 2021

A pedido do Deputado Federal Danilo Cabral, ministro de Ciência e Tecnologia terá que explicar o apagão no CNPq

 

                                                         Foto: Danilo Cabral 

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, terá que prestar esclarecimentos na Comissão de Educação da Câmara sobre o apagão na Plataforma Lattes, que armazena os dados sobre pesquisadores brasileiros e seus trabalhos acadêmicos. O pedido foi feito pelo líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral, em requerimento aprovado pelo colegiado nesta quarta-feira (4).

O socialista pediu que o ministro fosse convocado pela Comissão, mas foi aprovado o convite de Pontes. A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) subscreveu o requerimento do deputado.

“O que está acontecendo no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é muito grave. Diante da falta de explicações concretas sobre o problema e sobre as medidas que estão sendo adotadas para solucioná-lo, só podemos pensar que faz parte de um desmonte planejado da ciência brasileira”, afirmou o socialista.

Ele destacou que a Plataforma Lattes armazena o resultado do trabalho árduo de milhares de pesquisadores do país, em muitos casos, de anos de pesquisas. A Plataforma ficou fora do ar por 12 dias e até agora só foi restabelecida de forma parcial. Segundo Danilo, o Ministério da Ciência e Tecnologia, ao qual o CNPq é vinculado, deve esclarecer o que, de fato, aconteceu no sistema de armazenamento de informação da entidade, que dados foram perdidos e quais medidas estão sendo adotadas para recuperá-los.

“Desde seu início, o atual governo demonstra descaso com a ciência e a pesquisa nacionais, com cortes no orçamento e fragilizando as entidades de fomento. É simbólico o que ocorreu na Plataforma Lattes”, acrescentou. O parlamentar entrou ainda com um Requerimento de Informação na Câmara, enviado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações questionando a situação. A pasta tem o prazo de 30 dias para responder ao requerimento.

FONTE: BLOG DA FOLHA (CAROL BRITO) 

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Falece, aos 73 anos, o ex-governador Joaquim Francisco

 

Ex-governador Joaquim Francisco estava internado no Hospital Português

Ex-governador de Pernambuco, ex-ministro, ex-prefeito do Recife e ex-deputado federal, Joaquim Francisco faleceu, aos 73 anos, na tarde desta terça-feira (03), no Recife, no Hospital Português, onde estava internado. Joaquim chegou a fazer uma cirurgia para retirada de um câncer em São Paulo no início do ano e estava se recuperando, quando uma metástase acabou identificada. 

O velório será nesta quarta-feira (04), das 8h às 12h, no Palácio do Campo das Princesas. O corpo será cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista. 

Ex-governador de Pernambuco, de quem Joaquim Francisco era muito amigo, Gustavo Krause, à coluna, lamenta profundamente a perda e diz que, embora soubesse que a situação era irreversível, não tem palavras no momento para descrever sua dor. Políticos, autoridades e amigos externam pesar pela perda.

 "Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos". 

FONTE:FOLHA DE PERNAMBUCO